Páginas

terça-feira, 17 de abril de 2018

Nivel Barragem Armando Ribeiro acima de 4 metros.




O sistema Coremas Mãe D'Água no Alto Sertão da Paraíba ainda não está transbordando água pelo Rio Piranhas/Açu, desaguando na Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório de água doce do Rio Grande do Norte.

Em território Potiguar, precisamente na região do Vale do Açu, a Barragem Armando Ribeiro, até às 7 horas da manhã desta segunda-feira, 16/04, havia tomado 2,91 metros de água, precisando tomar ainda 17,63 metros para atingir a cota de sangria.

A Armando Ribeiro tem capacidade para armazenar 2,4 bilhões de metros cúbicos de água e está com menos de 15% de sua capacidade. É responsável direto pelo abastecimento da população de pelo menos 40 cidades da região, inclusive Campo Grande, Mossoró, parte da Serra do Mel e Assú.

Este reservatório também é fundamental na irrigação de projetos de fruticultura, numa área aproximada de 30 mil hectares no Vale do Açu. Está recebendo um ótimo volume de água de vários açudes do Seridó e de alguns da Paraíba.

As imagens do volume de água que chega na Armando Ribeiro foram gravadas por Samara Maia, no início da manhã desta segunda-feira, da ponte Chico Lula, no município de Jucurutu.

Outro grande reservatório considerado muito importante é o Itans, em Caicó, que também transborda, quando atinge cota de sangria, para a barragem Armando Ribeiro. Este reservatório está com mais ou menos 10% de sua capacidade e está recebendo bastante água.


A barragem Armado Ribeiro Gonçalves está na cota 38,70 de ontem pra hoje subiu 1.33 centímetros e do dia 12 de fevereiro até hoje dia (17-04) já subiu  4,24 centímetros.

Sem comentários:

Enviar um comentário