Páginas

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

POLÊMICA SEGUE QUENTE: Primeira atleta trans, Tiffany quebra recorde de pontos na Superliga de vôlei.



Tiffany Abreu fez a sua melhor partida na Superliga Feminina de vôlei, nessa terça-feira (30), ao marcar 39 pontos na derrota do Vôlei Bauru-SP sobre o líder Dentil Praia Clube-MG por 3 sets a 2 – com parciais de 25/20, 25/14, 17/25, 18/25 e 15/13.

O Dentil Praia Clube acumula 17 vitórias seguidas na Superliga e já sabia que poderia enfrentar Tiffany em grande fase no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP). Com o bom desempenho, a atleta chegou a 160 pontos na competição em 30 sets disputados. Mais do que isso, superou a marca de Tandara (37 pontos) como recordista de pontos na Superliga em uma única partida.

A jogadora chamou a atenção por ser a primeira atleta trans a disputar a Superliga. Ela foi contratada pelo clube assim que a FIVB (Federação Internacional de Voleibol) e a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) deram aval a partir de premissas criadas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional).

A partir da presença de Tiffany, um grande debate se iniciou no esporte sobre a presença de atletas transexuais nascidos homens nos esportes para mulheres. A polêmica deve se estender mais um tempo, pois o COI pretende discutir o tema novamente após os Jogos Olímpico de Inverno, que serão disputados em fevereiro na Coreia do Sul.

REPERCUSSÃO – Nas redes sociais, o debate seguiu intenso. A ex-jogadora Ana Paula, que disputou quatro Olimpíadas, criticou a presença de Tiffany no esporte feminino. “Já aplaudimos o COI e suas políticas em prol do esporte justo e sem trapaças. Agora, mulheres que honraram essas mesmas políticas antidoping por décadas, que passaram limpas por incontáveis testes desde os 16, 17 anos assistem a um homem biológico quebrar seus recordes”, tuitou a ex-jogadora.

R7, com Estadão

Sem comentários:

Enviar um comentário