Páginas

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Prefeito Hélio e comitiva se reúnem com Garibaldi, Walter e Hermano em busca de soluções para Guamaré.

O Prefeito Municipal de Guamaré, Hélio Willamy, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, vereador Emilson Borba (LULA), os vereadores Lisete Negreiros, Carlos Câmara, Edinor Albuquerque, Eudes Miranda, liderança politica do município, se reuniu na manhã de hoje (06), com o Senador Garibaldi Alves Filho, o Deputado Federal Walter Alves, Deputado Estadual Hermano Morais, e o presidente da UVERN que representou o Deputado Federal, Rogério Marinho, para discutir a recente determinação da Petrobras de rebaixar, à ativo industrial, a refinaria Clara Camarão.
Na reunião, o senador Garibaldi Alves fez contato com o senador José Agripino e o Deputado Felipe Maia, que se somarão na luta em defesa da causa em Brasília. Tal determinação implicará negativamente na economia de todo o Rio Grande do Norte. Garibaldi Alves e Walter Alves, garantiram promover em caráter emergencial, uma reunião com toda a bancada do Rio Grande do Norte, e procurar o presidente da Petrobras para exigir a revogação dessa decisão.
O prefeito Hélio Willamy aproveitou a oportunidade e protocolou oficio, a saber:
Ofício de Solicitação Aos Excelentíssimos Senhores Deputados Estaduais do Rio Grande do Norte, Assembleia Legislativa do RN.
Assunto: Rebaixamento da Refinaria Clara Camarão no RN
Por meio de minhas atribuições legais amparadas constitucionalmente, solicito o apoio de vossas Excelências no que consisti sobre o rebaixamento da Refinaria Clara Camarão, notícia essa que fora divulgada em veículos oficiais internos da Petrobras, tratando da devolução da Refinaria para a diretoria de exploração e produção que passará a se chamar “Ativo Industrial de Guamaré”. Essa notícia desde que passou a ser veiculada está trazendo grande preocupação em especial para o nosso Município de Guamaré/RN mas também com impacto para desenvolvimento Regional a nível de Estado e Nordeste.
Segundo artigo do Presidente do Sindicato das Empresas do Setor Energético do Estado do Rio Grande do Norte Jean Paul Prates, essa medida foi planejada e discutida internamente com alto grau de discordâncias devido às consequências dessa decisão para o Rio Grande do Norte e para todo Nordeste, consequências essas sem precedentes. Esta decisão significa que a Refinaria Potiguar Clara Camarão apesar de suas sucessivas conquistas de aumento de capacidade aprimoramentos técnicos, investimentos em expansão e gestão técnica e comercial especializada, deixará de ser simplesmente considerada uma refinaria ou seja, ela ficará totalmente excluída do plano estratégico de discussões da Diretoria de refino e gás natural anteriormente denominada Refino e Abastecimento, esta decisão da Petrobrás de nos retirar a Refinaria Clara Camarão sob alegação de redução de custos significará se isso for concretizado, o maior de todos os retrocessos de investimentos da Petrobras não só no município de Guamaré mas em todo o Rio Grande do Norte.
Cabe destacar que a Refinaria Clara Camarão passou recentemente por uma ampliação que duplicou a sua capacidade de produção de QAV, para isso contou inclusive com incentivo fiscal do governo do Estado para o combustível possibilitando atrair novos empreendimentos incluindo a possibilidade de acolher centros de conexão de voos no aeroporto internacional em São Gonçalo do Amarante.
A Refinaria Clara Camarão também recebeu recentemente da ANP (Agência Nacional de Petróleo) autorização para passar a processar 46 mil Barris/Dia de petróleo com expansão em curto prazo para 66 mil Barris/Dia assim consolidando e levando a uma revitalização do setor de petróleo no estado, passando a frente inclusive da refinaria de Manaus, refinaria essa de grande destaque na Região Norte.
Portanto a exclusão desta Unidade dos planos regulares quanto ao parque de Refino Nacional implicará cedo ou tarde no fechamento desta refinaria que acompanhado da redução e minimização da participação da Petrobras nos campos produtores ao longo do tempo resultará na finalização gradual da presença da estatal brasileira no nosso estado. A Refinaria possui hoje 120 empregados próprios e 280 contratados nas bases já instaladas operando 9 distribuidoras sendo 3 proprietários e 6 em diferentes regimes como comodato, aluguel, acordo de operação, recompra entre outros. Isto mostra a importância e potencial da unidade como Refinaria e não como unidade de processamento de gás natural.
Diante de todo exposto excelências, não há nenhum indicativo técnico muito menos econômico que indique esse rebaixamento proposto pela Estatal, sendo assim reitero a solicitação do apoio de vossas Excelências para que esse retrocesso econômico e consequentemente social não venha a acontecer em nosso Município e Estado. Certo de que serei atendido, reitero a minha mais alta estima e consideração.
Hélio Willamy Miranda da Fonseca

Prefeito de Guamaré-RN

Sem comentários:

Enviar um comentário