Páginas

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

João Câmara: Cidade completa 107 anos de sua fundação.



Foto arte: Evanuel Ataliba

Além dos festejos já conhecidos do dia 12 de outubro do qual festejamos o dia da Padroeira do Brasil – Nossa Senhora Aparecida, o Dia das Crianças e o Descobrimento das Américas, teremos um motivo especial para comemorarmos o centésimo sétimo aniversário de fundação do município. Informações do historiador, escritor e ex-prefeito/vereador de João Câmara/RN, Aldo Torquato da Silva, a cidade foi criada a partir da inauguração da rede ferroviária, com a primeira viagem do trem a localidade até então conhecida por Baixa-verde. O marco foi oficializado pela lei municipal de nº 272/2008 que instituiu o acontecimento como data comemorativa de fundação do município.

Outra lei, de nº 899, datada de 19 de novembro do ano de 1953, publicada no Diário Oficial do Estado, de número 846 do dia seguinte, no governo de Sylvio Piza Pedroza, o município foi renomeado como João Câmara, homenageando um dos precursores da localidade que se tornara empreendedor destacado na região.

Embora haja uma celebração da data de sua emancipação política da qual nos desvinculados no município de Taipú/RN em 29 de outubro do ano de 1927, há 90 anos, não temos, infelizmente, apesar do registro oficializado em Lei, uma merecida festa de sua criação, da qual festejamos, apesar do silêncio de outros, 107 anos de existência de nossa cidade, antes Baixa-Verde, hoje, João Câmara/RN.

Fonte: Agendão

Sem comentários:

Enviar um comentário