Páginas

terça-feira, 17 de outubro de 2017

“Em um jogo a melhor estratégia é fazer seu maior rival apaixonar-se por você”. Blair Waldorf.

“Quem será o presidente da Câmara Municipal de Guamaré no 2º biênio da nova legislatura (2019-2020)?” Ainda não sei, mas vou fazer um quadro dessa foto!



Eudes Miranda (Situação), Eliane Guedes (Oposição), eles estão bem na foto

Entre o dito e o que será dito e não dito, uma coisa é clara, há faro e cheiro que os vereadores da situação governista elegerão o novo presidente, ou a nova presidenta para o biênio 2019/2020. Só não elege se não houver claro “entendimento”, mas pelo o andar da carruagem esse entendimento caminha a passos largos, e os vereadores Eudes Miranda e Eliane Guedes, são a bola da vez.

Dos nove vereadores, sete foram eleitos pela situação nas eleições de 2016, mas três abriram do governo antes da eleição da mesa diretora do biênio 2017/2018 com olho na prefeitura. E numa articulação politica, a oposição conseguiu fazer a presidência, o vereador Emilson de Borba Cunha (LULA), assumiu o Poder Legislativo sem medo de comandar, e com uma coragem de administrar do seu jeito LULA que faltou em muitos, ou esse muitos não tem a coragem que ele teve e tem de governar.

Há quem afirme que o atual presidente Emilson de Borba (LULA), não abre mão da cadeira nem para um trem carregado de pólvora com um bebo fumando em cima. Afinal, são nada mais, nada menos, do que R$: 24 milhões que ele administrará durante seu mandato. Lula já está há dez meses no cargo como presidente da Câmara Municipal.

Lula passará o bastão para DIVA?

O blog teve acesso a uma informação privilegiada nos bastidores da câmara, que há de fato um acordo politico entre a oposição na eleição da mesa diretora deste biênio, que LULA assumiria como presidente (2017/2018), mas que após os dois anos de mandato, ele passaria o bastão para a vice-presidente, a vereadora Diva Araújo (2019/2020). Aqui pra gente… Diva merece até demais ser presidenta, mas eu duvido que LULA passe o bastão pra ela, e se passar, Diva terá que ler a cartilha de LULA.

É fato que nessa briga pelo o poder legislativo pelos os próximos dois anos, vai custar caro… Caríssimo para o cenário politico e talvez para a população. Mas se houver de fato diálogo, não haverá degaste, e um centavo sequer não será gasto.

Eles são a bola da vez

O governo tem hoje quatro votos precisando apenas de um pra fazer a nova composição da mesa diretora, nas ruas o que o portal conseguiu apurar, é que as bolas da vez são os personagens da foto, os vereadores, Eudes Miranda, que já foi presidente, e Eliane Guedes, que tem cara e charme de ser a nova presidenta. O problema aqui é que quase todos da oposição e situação almejam essa presidência, isto é, se dizem candidatos.

Para que esse impasse se resolva até lá, basta que um… Apenas um, consiga ter o status de unanimidade entre eles. Mas quem será essa unanimidade de dentro da oposição para que o governo faça a presidência? É preciso analisar caso a caso, e tentar entender um pouco dessa disputa que já acontece fora dos “olhos” da população.

Carta na manga

Vale ressaltar que a vereadora Diva Araújo, não está morta politicamente, como muitos pensam e desejam, ela tem uma “CARTA NA MANGA” e quando me refiro a “Carta na manga”, estou falando de voto garantido para que ela assuma de fato e por direito no voto, a casa do povo para o biênio (2019/2020).

Hipoteticamente falando, para que Diva Araújo, seja a presidenta, essa “Carta na Manga” deve ser um “Ás”, e pelo o pouco que conheço a vereadora Diva, e seu esposo Silvio Araújo, ela não tem somente uma carta, mas duas cartas para ser a nova presidenta do poder legislativo.

Interferência de poder

Porém uma coisa é certa, o presidente ou a presidenta será aquele (a) que tiver mais poder de “persuasão”. Para encerrar, só um detalhe, tudo isso pode acontecer se somente se os gestores não se envolverem, e deixarem essa disputa correr solta sem nenhuma intervenção do poder legislativo e executivo.

Coringa poderá ser decisivo

Uso como empréstimo as palavras de Blair Waldorf “Em um jogo a melhor estratégia é fazer seu maior rival apaixonar-se por você”. Afinal, se Emilson de Borba, não abre mão do poder, e Diva Araújo, tem de fato uma carta na manga, talvez seja de Ás. Mas há quem afirme sem titubear que nesse jogo de cartas marcadas poderá aparecer alguém com outra carta decisiva, será por ventura o Coringa?

Por Guamaré em Dia

Sem comentários:

Enviar um comentário