Páginas

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Fique por dentro da sessão plenária da Câmara de Vereadores de Jandaíra, prefeita apresenta projeto de desmembração da Secretaria de Finanças e Tributação.


A Sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Jandaíra da última segunda, dia 21 de agosto, teve a entrada do projeto de Lei Nº 14/2017 que altera a lei municipal Nº 345/2013 que trata da estrutura administrativa do município e desmembra a Secretaria Municipal de Finanças e Tributação. Já o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) 2017 ainda ficou em tramitação na casa para pauta das próximas sessões. Não houve matérias por iniciativa dos vereadores.

Na prática o desmembramento significará apenas a criação do cargo de secretário de tributação, os demais cargos já existiam na estrutura desde 2013, é devido muito trabalho a prefeita propõe a separação, afirmou o presidente da casa, vereador Severino Matias ao explicar sobre o projeto.

DAS COMUNICAÇÕES E DEBATES GERAIS:


Com a palavra facultada pelo presidente, o vereador José Joilson (PSD) iniciou dando os pesares a família ilutada do saudoso Mario Inácio de Mélo pelo também falecimento de sua viúva, dona Maria de Lourdes (dona TITA). O vereador também aproveitou para dar as boas vindas a Vereadora Valéria Jaciara (PMB) e lamentou a perca de um vereador da comunidade de Tubibal, no caso do vereador Gilvanir.





O vereador Raimundo Faria (PMDB) ressaltou que houve uma pequena mudança, lembrando que além da chegada da vereadora Valéria também houve a mudança da mesa diretora. O vereador ressaltou ainda que não estava muito satisfeito porque alguém disse que eles tinham sido culpados (se referindo que haviam dito que o PMDB havia interferido no resultado judicial), mas que estava feliz pela chegada de Valéria na casa que era a única Câmara que não tinha uma mulher.


O vereador e líder da prefeita, Ricardo Paulino (PMDB), também trouxe os votos de pesar com a família de dona Tita, também tocou no assunto da saída do vereador Gilvanir e afirmou que os vereadores nem o PMDB não se sentiam culpados, pois isso era um assunto jurídico. O vereador aproveitou para comunicar algumas ações da prefeitura, entre elas que o salário do mês de dezembro deixado pela gestão anterior tinha sido quitado em quatro meses mesmo existindo um acordo que seria pago em seis meses.

O vereador ainda ressaltou que a secretaria municipal de saúde instalou essa semana um telefone na Unidade Mista de Saúde do município e que as obras da estrada de Santa Inês estão sendo iniciadas. As duas ações foram alvos de reivindicações da casa, sobre tudo do vereador Joilson.



A vereadora Valéria agradeceu a recepção dos colegas e reafirmou que está se inteirando dos trabalhos da casa e que nas próximas sessões participará melhor. A vereadora também ressaltou que não estava usurpando lugar de ninguém e que tudo era uma questão judicial.








O vereador Roberto Mendes (PRB) ressaltou que também não renunciou o cargo de primeiro secretário tão somente em ocupar a vaga do ex-vereador Gilvanir e também deu boas vindas a vereadora Valéria. Também aproveitou para parabenizar a secretaria de saúde pela iniciativa da instalação do telefone na Unidade Mista de Saúde e que era importante quando os vereadores cobravam e era interessante cobrar quando necessário e também reconhecer.





O vereador Ricardo voltando a fazer uso da palavra ressaltou que até entendia a não participação da população alvo de chamamento do vereador Roberto Mendes nas últimas sessões. O vereador afirmou que ultimamente a classe política está muito desacreditada e que a televisão mostra como se todos fossem iguais, mas que para ele isso não seria carapuça, embora que a maioria do povo não entendesse assim. Lembrou também que o trabalho do vereador não se limitava no plenário e sabia da luta de todos os colegas no dia a dia e que todos os prefeito, inclusive, Beto Roque só havia sido prefeito porque tinha serviço prestado no município, se o governo as vezes não dar certo é porque faltou algo, as vezes uma assessoria bem feita e etc. 

Por fim o presidente, vereador Severino Matias (PMDB) também boas vindas a vereadora Valéria e também ressaltou que ela não usurpava cadeira ninguém e que tiha sido uma questão da justiça e que o vereador Gilvanir tinha o direito de recorrer e depois na frente veríamos qual seria a decisão. Ainda ressaltou que como presidente tinha o dever de cumprir a decisão judicial e que tinha prazo até domingo para inclusive realizar a eleição dos cargos vagos da mesa diretora.





Por fim deu por encerrada a sessão convocando a próxima para dia 28 de agosto de 2017. Acompanhe a seguir a integra o áudio da sessão.

Fotos: Eurípedes Dias/ Texto: Jocelino Dantas

Sem comentários:

Enviar um comentário