Páginas

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Semana do Meio Ambiente em Guamaré foi marcada por diversas atividades.


A Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria de Meio Ambiente – SEMURB, realizaram durante o período de 05 á 08 de junho de 2017, a Semana de Meio. O evento contou com a parceria da Secretaria de Saúde através dos ACSs e Agentes de Endemias e Secretaria de Educação, com o tema deste ano “Resíduos Sólidos para onde vão?” e o subtema foi Aterro: Lixão, Como Melhorar: Separação.
A abertura do evento foi realizada com uma ação estendida da segunda a quarta-feira, o porta a porta com os profissionais das referidas secretarias através dos agentes e técnicos da SEMURB, mobilizando e sensibilizando toda a comunidade do centro de Guamaré, no intuito de convencer as famílias a aderirem à coleta seletiva, visto à necessidade de se fazer a separação dos resíduos sólidos, para diminuir o trabalho dos catadores que vivem do lixão e também evitar os riscos com materiais que venha a oferecer perigo aos mesmos. Esta é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente do município.
Durante o período de realização do evento, foram realizadas palestras, oficinas, apresentação cultural, exibição de filme, paródias. O destaque do evento, na opinião da comissão organizadora, foi o a participação do público no encerramento como também a quantidade de pessoas que aderiram a coleta seletiva.
Na quinta-feira (8) pela manhã, na quadra da Escola Maria Madalena, no Distrito de Baixa do Meio, os alunos da Escola Sebastiana e Madalena, participaram de uma palestra com a equipe da SEMURB estando fazendo a explanação do tema a técnica e bióloga- Laynise e o técnico Jean.
À tarde no clube municipal o encerramento a Secretaria Andréa Adivíncula, abriu ressaltando sobre a importância da preservação do meio ambiente e agradecendo a presença de todas as escolas e profissionais envolvidos nesta semana de tão grande relevância.
Após a sua fala, foi dado à oportunidade do cordelista Francisco falar sobre o lixo. A apresentação do tema foi presidida por Laynise e Jean.
O evento contou com a participação das escolas da rede municipal, Estadual e particular. E teve uma transmissão ao vivo, através do locutor Valderi da rádio comunitária Maranata, e ao final foi encerrado o evento, que para a Secretária Andréa e a engenheira ambiental Diana, “superou todas as expectativas”.
A preservação do meio ambiente tem se tornado cada vez mais foco de preocupação da sociedade e os agentes envolvidos demonstram de forma bastante dinâmica suas ambições e expectativas. O cidadão comum espera que o poder público faça legislações que sejam cada vez mais restritivas e severas para disciplinar as condutas ambientais e que fiscalizem de forma eficaz o cumprimento destas leis. O poder público, em sua tarefa de zelar pelo bem da coletividade, exerce seu papel e efetivamente regulamenta estas condições, além de dispor os recursos necessários para garantir que as mesmas serão cumpridas. As organizações da sociedade civil atuam intensamente na defesa dos interesses a que elas se propõem e fazem isto de maneira sistemática e organizada. Os meios de comunicação dão repercussão ao assunto, pois se é de interesse do público em geral é coerente que faça disto uma mídia atrativa e relevante.
Dentre os impactos ambientais causados pelas atividades econômicas desenvolvidas numa sociedade, a geração de resíduos sólidos está presente, em maior ou menor escala, na maioria das situações.
Um conceito de sustentabilidade muito aplicado visando o gerenciamento dos resíduos sólidos é o conceito dos 3 R’s que tange tanto a área ambiental quanto a econômica e a social. O significado dos 3 R´s é “Reduzir, Reutilizar e Reciclar.”
  • Reduzir ajuda a acabar com desperdícios e representa o fato de usar e tirar da natureza somente o necessário. Além da diminuição de resíduos e da economia dos recursos naturais, reduzir significa também economia de dinheiro.
  • Reutilizar é o 2º passo dos 3 R´s e orienta a necessidade de buscar novas utilidades para materiais que supostamente não seriam mais úteis.
  • Reciclar é a transformação física e química de um produto, ou seja, o formato físico e suas características químicas são alterados para a confecção de um novo produto. Isso elimina a necessidade de extrair novos recursos naturais, usa a matéria-prima que já foi gerada e aumenta a vida útil dos aterros sanitários.
Antes de reciclar, é preciso refletir sobre a necessidade do consumo, respeitando a natureza e os limites das suas necessidades, buscando sempre novas utilidades aos objetos, transformando e mudando para melhor o mundo em que vivemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário