Páginas

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Sem diálogo não existem vencedores.



A população de Guamaré vem assistindo por muito tempo uma batalha entre o executivo e o representante dos servidores público de Guamaré-SINDSERG. A batalha citada é no bom sentido, pois todas as lutas sindicais se transformam em verdadeiras batalhas, numa trincheira está o patrão e em outra os trabalhadores, cada qual com suas estratégias e seus interesses.

A batalha encampada pelo o SINDSERG é antiga, trata-se implantação do Plano de Carreiras do Servidor Público Municipal, que se arrasta há anos, como também as perdas salariais acumuladas ao longo tempo e melhorias das condições de trabalho da categoria.

O executivo por sua vez tem as suas estratégias e procura lidar esse assunto com cautela, pois a reestruturação de um plano de cargos, sempre vem acompanhada de aumento salarial, que gera diretamente acréscimo na folha de pagamento e implica na LRF.

Se fosse um plano para só mudar a nomenclatura dos cargos, essa batalha já teria chegado ao fim. Mas não é bem isso que almeja a categoria. Os sindicalistas enxergam que esse é momento de conseguir algo mais, melhorar o salário e de corrigir algumas distorções salariais da categoria.

As duas estratégias são legítimas, não há sombra de dúvidas. Mas um dia essa batalha vai ter que chegar a um desfecho, para isso não existe outro caminho que não seja o diálogo.

É preciso que a mesa de negociação seja valorizada, pautada num diálogo franco, sem radicalismo, sem ódio, e sem imposição, para poder se chegar um acordo que atenda ambos os lados. Mas para tanto é preciso “juízo” para não terminar numa batalha sem vencedores.  Ponto Critico Parte II.


Sem comentários:

Enviar um comentário