Páginas

quinta-feira, 6 de abril de 2017

“Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida”. Bob Marley

Resultado de imagem para ex-secretário de segurança joão batista guamaré
O olhar do prefeito Hélio para João Batista era de orgulho de tê-lo como secretário de governo em sua gestão.
O tempo que o experiente e capacitado, Policial Militar, João Batista de Souza Junior, passou a frente da pasta da Secretaria Municipal de Segurança Pública, e Defesa Patrimonial do Município de Guamaré, a cidade avançou, a segurança avançou, e contabilizou inúmeras conquistas na área, em especial, na Guarda Civil Municipal.
Por dois anos no governo do prefeito Hélio Willamy, (2013/2014), João esteve à frente da secretaria e deixou um legado, ele teve que se afastar no início de 2015, por razões de ter terminado o seu tempo de concessão do estado ao município de Guamaré por Lei. Sua saída forçada ocorreu num melhor momento que vivia o município na área da segurança, seu pedido de exoneração fez a população e os GMs sentir, e sentem até hoje sua falta, sua ausência.
Um secretário simples e sem vaidade, que foi nomeado por competência e não por compromisso politico, “considerado hoje, o mau da administração pública”. João trabalhava dia e noite, e quando precisava de seus serviços em dia de folga, ele sempre estava disposto, uma cara que trabalhava para servir e não para ser servido como muitos.
Um gestor que sempre foi um exemplo de liderança, conduta e transparência com o dinheiro público, destinado à secretaria de segurança. Ele nunca deixou uma viatura ficar dias quebrada numa oficina, foi o maior incentivador dos GMs em tudo, ele ouvia e era ouvido, atendia as reivindicações dos GMs e da população com diálogo, pois ele bem sabia que uma tropa motivada os resultados vinham mais rápidos.
Foi João Batista que preparou, organizou, lutou e deixou tudo pronto com Dr. Artur Queiroz, o Plano de Cargo, Carreira e Salário da Guarda Municipal. Criou com diálogo, a maior parceria entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro, e setores da Segurança Pública do Estado.
Foi João Batista que criou a Base Integrada de Baixa do Meio, onde reside cerca de 6 mil habitantes. O prédio da prefeitura que funcionava como posto policial foi totalmente reformado e ampliado, que passou a funcionar como uma base integrada, onde acomodou a Policia Militar e a Guarda Municipal.
A Base Integrada atendia o distrito de Baixado Meio, Santa Paz, Santa Maria III, Encruzilhada, Umarizeiro e demais comunidades próximas, hoje INFELIZMENTE se encontra fechada.
Foi João Batista que elaborou o plano de trabalho e o termo de referência aprovados pelo Ministério da Justiça, o que totalizam no recebimento de recursos da ordem de R$ 346.235,95, a serem executados em 2013 e 2014.
Apenas 03 Núcleos de Justiça Comunitária foram implantados no RN, e a cidade de Guamaré partiu na frente naquele momento impar. Sua proposta bem elaborada, foi aprovada pelo o Ministério da Justiça, superando cidades como Natal, Parnamirim, Mossoró e Ceará Mirim, sendo motivos de elogios feitos pelo Secretário Estadual de Segurança e representantes do Ministério da Justiça na ocasião, colocando o município como exemplo numa posição de destaque.
Um homem que tem serviços prestados não somente como secretário, mas como cidadão. Evangélico declarado, apesar de ocupar um cargo extremamente difícil, sua ética e seu comportamento chamava atenção até daqueles que eram católicos dentro da tropa.
Hoje, a segurança pública da cidade passa por adversidades, toma uma grande repercussão nas redes sociais com a falta de investimento, gerenciamento e comando. Desde que João Batista, deixou a pasta não houve mais ações, houve sim… Muganga! E apesar das mudanças já feitas na área pelo o prefeito, o que constatamos diariamente, é uma população insatisfeita, triste com os últimos acontecimentos.
É fato público que todos os dias que se passa, tem mais um novo problema, levando muitos nas redes sociais a lembrar do ex-secretário de segurança, João Batista, o pequeno gigante. Uso como empréstimo as palavras de BOB MARLEY “Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida”.

Sem comentários:

Enviar um comentário