Páginas

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Policiais do Ronda Cidadã reduzem em 50% os índices de roubos na zona Oeste de Natal.

Ronda Cidadã_Demis Roussos (2)

9 BPM (8)Fotos: Demis Roussos
Implantado pelo Governo do Estado, em dezembro do ano passado, na Área Integrada de Segurança Pública 11 (AISP 11), o Programa Ronda Cidadã tem alcançado bons resultados nos bairros da zona Oeste de Natal. De acordo com dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análise Criminal (COINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), a redução de roubos na região diminuiu em até 50%.

No bairro Planalto, por exemplo, onde antes da implantação do Ronda Cidadã os índices de roubos variavam entre 40 casos mensais, reduziu para 18 casos, em janeiro de 2016, após a execução do programa. Já no Pitimbú, os índices de roubo caíram de uma média de 35 casos mensais para 13 registros em janeiro deste ano.

Na AISP 11, o Ronda Cidadã tem atendido uma população estimada em 73 mil habitantes em uma área de 20,74 quilômetros quadrados. Para a execução do Programa, o 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) recebeu uma base móvel, que atua orientada pelas manchas criminais, por meio de um planejamento criterioso monitorado por um Cartão Programa digital.

Além deste veículo, foram entregues ainda ao policiamento da região, parte dos equipamentos adquiridos por meio de convênio entre o Governo do Estado e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça. Entre estes equipamentos estão capacetes, pistolas .40, fuzis e coletes balísticos. O 9º BPM também recebeu reforço de viaturas, motocicletas e policiais militares.

“A população tem tido um papel fundamental no Ronda Cidadã, desde o processo de implantação, por meio de reuniões permanentes com lideranças comunitárias, bem como auxiliando no combate a criminalidade por meio de denúncias”, disse o tenente coronel Fábio Araújo, comandante do 9º BPM.

Saiba Mais

O Governo do Estado propõe, por meio do Programa Ronda Cidadã, uma mudança de paradigma em termos de segurança pública com a filosofia da polícia comunitária, promovendo abordagens com foco no acolhimento, na inclusão social e na cidadania, sem, contudo, se descuidar do policiamento reativo, com o policiamento repressivo, de forma qualificada. A ideia central do Ronda Cidadã é fazer com que as policiais, Civil e Militar, atuem não apenas na consequência do problema, mas também na causa.

Sem comentários:

Enviar um comentário