Páginas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Fora de controle: zika virus avança no RN e o número chega a 208 casos suspeitos.



O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/RN) divulgou boletim epidemiológico com informações atualizadas sobre a situação epidemiológica da microcefalia no Rio Grande do Norte.

Em 2015, foram notificados 183 casos suspeitos de microcefalia relacionados às infecções congênitas. Em 2016, até o dia 23 de janeiro foram notificados 25 casos, totalizando 208 até o momento. Deste total, 60 foram confirmados, 15 foram descartados e 133 estão sob investigação.

Dos 60 casos em que foi confirmada a associação do zika vírus como causados da deformidade, em 56 a confirmação foi possível por critério clínico-radiológico, por apresentarem resultado de exame de imagem com presença de alterações típicas indicativas de infecção congênita, como dilatação dos ventrículos cerebrais, calcificações intracranianas entre outros sinais clínicos observados por qualquer método de imagem; e quatro foram confirmados por critérios clínico-laboratoriais e com a identificação do vírus Zika a partir de amostras provenientes de dois casos de abortamentos e de dois recém-nascidos.

Os 15 casos foram descartados por apresentarem exames normais, por apresentar microcefalia e/ou malformações congênitas por causas não infecciosas ou por não se enquadrar nas definições de casos. Os casos notificados estão distribuídos em 52 municípios do RN.

Sem comentários:

Enviar um comentário