Páginas

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Pela primeira vez, celulares são o principal meio de acesso à internet dos jovens brasileiros.

equipamentos-internet-1O telefone celular já é o principal meio de acesso à internet no Brasil entre os usuários de 9 a 17 anos de idade. 

É o que aponta a pesquisa nacional TIC Kids On-line 2014, apresentada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) nesta terça-feira. Esta é a primeira vez que o uso de dispositivos móveis para acessar a web ultrapassa o uso de computadores para esse fim.

Realizada entre outubro de 2014 e fevereiro 2015, a pesquisa mediu o uso e os hábitos dos jovens do país em relação às tecnologias de informação e de comunicação. Os dados foram divulgados junto ao lançamento de uma campanha do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o Google e a ONG Safernet Brasil, para o uso responsável da rede pelos jovens.

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2013, do CETIC.br, de todos os jovens brasileiros de 10 a 17 anos, 77% acessam a internet — o equivalente a 20,5 milhões de pessoas no país. Dos usuários entre 9 e 17 anos, 81% utilizam a rede todos os dias ou quase todos os dias — um salto em relação aos 63% registrados em 2013.

A parcela dos jovens que entraram na rede por meio de dispositivos móveis saltou de 53%, em 2013, para 82% no ano passado, porcentagem superior ao acesso por meio de PCs, que caiu de 71% para 56% no levantamento atual. Confirmando a tendência do crescimento da importância dos dispositivos móveis como ferramenta de conexão, o uso de tablets para esse fim dobrou em um ano, pulando de 16% para 32%.

— O crescimento da importância da mobilidade já era indicado nos levantamentos anteriores, mas em 2014 isso se acentuou, atingindo um marco inédito. Percebemos uma queda na faixa etária do usuário desses dispositivos. Enquanto os jovens estão ganhando celulares, os tablets têm se tornado uma ferramenta cada vez mais frequente de crianças — afirma Fábio Senne, coordenador de projetos e pesquisas do CETIC.br.

Com o crescimento da força dos dispositivos móveis, o acesso mais privado à rede também ganha espaço. Apesar da sala de casa ainda ser o principal local de acesso para 81% dos jovens entrevistados, o próprio quarto tem crescido na preferência desses usuários, chegando a 73% deles — em 2013, o índice era de 57%.

REDES SOCIAIS: PRINCIPAL USO DA INTERNET

Já quanto às atividades na internet, o acesso a redes sociais continua a predominar na preferência dos jovens, alcançando 73% deles. 

Nesse segmento, o Facebook reina absoluto, sendo utilizado por 78% dos usuários de internet entre 9 a 17 anos. Entre aqueles de 15 a 17 anos, o índice de uso da rede de Mark Zuckerberg chega a 95%, e, entre os de 9 e 10 anos, a 43%. O Instagram é a segunda rede social preferida dos jovens (24%), seguido do Twitter (15%).

A ampla utilização da internet entre os jovens não significa, no entanto, que ela está sendo feita com segurança. 

A pesquisa da CETIC.br indica que 44% dos jovens de 11 a 17 anos de idade não sabem mudar as preferências de privacidade no seu perfil de redes sociais, 36% não sabem bloquear mensagens de uma pessoa, e 72% não sabem mudar as preferências de filtros.

Como consequência, os riscos que esses jovens estão expostos também são expressivos:15% dos entrevistados disseram já ter sido tratados de maneira ofensiva por alguém na rede; 21% já viram mensagens de ódio on-line contra pessoas ou grupos de pessoas; e 10% já teve informações pessoais utilizadas na internet de uma forma que não gostou.

Para Rodrigo Nejm, diretor da Safernet Brasil, ONG que se dedica a luta pela preservação dos direitos humanos na internet, os dados mostram que crianças e adolescentes ainda precisam de orientação de pais, responsáveis e escolas para fazer um uso seguro e responsável da internet — apesar da percepção disseminada sobre a sua condição de nativos digitais.

— Percebemos que entre os nativos digitais, quase metade deles ainda não possuem noções básicas de segurança na rede, como configurar as suas preferências de privacidade. 

O ponto crítico para isso é a nossa ausência de atenção para a educação de um uso responsável das tecnologias junto aos mais jovens.

 Muitos adultos, pais e responsáveis, partem do princípio que os jovens sabem utilizar a tecnologia mais do que eles, e os dados mostram que não é bem assim. Daí a importância da orientação ao jovem nesse uso, seja em casa ou na escola.

A TIC Kids On-line 2014 foi realizada em todo o país, com 2.105 crianças (entre 9 e 17 anos) e 2.105 pais/responsáveis, em 251 setores censitários em 129 municípios do país.

CAMPANHA PARA O USO RESPONSÁVEL DA REDE

Diante desse contexto, o Unicef lançou nesta terça-feira, em associação com o Google e a Safernet Brasil, uma campanha voltada para o uso responsável da internet entre os jovens. Batizada de “Internet sem vacilo”, a campanha conta com a participação dos youtubers Pyong Lee e Jout Jout, bastante populares entre o público adolescente.

A iniciativa vai contar com vídeos dos dois sobre cyberbulling e sexting, privacidade, amizade e relacionamentos on-line, busca com segurança, além de preconceito e intolerância na rede.

— A ideia da campanha é respeitar a autonomia e munir o adolescente de informação para que ele tome atitudes responsáveis na rede, não só consumindo conteúdo, mas também produzindo conteúdo. Queremos cativar esse público, convidando-o para a reflexão na sua atitude on-line, de uma forma informal e bem-humorada. 

Por isso a participação do Pyong Lee e da Jout Jout — afirma Gabriela Mora, especialista da área de cidadania dos adolescentes do Unicef.
inteASSISTA AQUI
Mais informações sobre a campanha podem ser encontradas no site www.internetsemvacilo.org.br, onde, além de assistir vídeos sobre os temas mencionados, os jovens vão poder realizar um quiz sobre o uso que fazem da rede e participar de um concurso para a criação de peças sobre os temas — os vencedores vão participar de uma visita ao YouTube Space, em São Paulo.
O Globo

Sem comentários:

Enviar um comentário