Páginas

domingo, 12 de julho de 2015

Parazinho completa 53 anos de história... Parabéns povo Parazinhense!.

 

A cidade de Parazinho popularmente conhecida como a Cidade dos Ventos, completa neste domingo 12 de julho seus 53 anos de Emancipação Política; uma história que vem sendo escrita ao longo do tempo por cada cidadão e cada cidadã Parazinhense...

Nossa cidade antes de ser emancipada teve o nome de Mato Grande, devido à quantidade de matas existentes em suas terras. A povoação já começou forte, muitos dizem até que Parazinho já nasceu feito. O arruado tornou-se um acampamento mercantilista, um centro de negócios, um escritório comercial, onde o algodão era comprado e expedido para a sede do município, ou seja, para Baixa Verde, cidade ao qual o distrito pertencia.

Somente aos 12 dias de julho de 1962, passou a ser cidade e recebeu o nome de Parazinho. Recebeu esse nome devido à maioria dos seus habitantes irem para Belém do Pará, trabalhar em desmatamentos. João Câmara que era um dos homens mais ricos da época criou um desmatamento aqui em nossas terras evitando assim a saída de muitos habitantes à procura de trabalho no Pará. Dai surgiu o nome “Parazinho”. Antes da coincidência do desenvolvimento se dava no Pará e em “Parazinho”.

Bandeira de Parazinho
Os fundadores de Parazinho foram os senhores: Joaquim de Castro, Antônio de Castro, Silvestre de Castro, João Câmara, João Rabelo Torres e outros... Com a continuação de seu desenvolvimento, foi criada a primeira escola com a contribuição de alguns moradores. A primeira professora, a lecionar na mesma escola foi Maria Lília Trigueiro, tendo iniciado em 07 de agosto de 1930. 

No inicio não existia feira nem mercado, o Sr. Joaquim de Castro o dono de Barracão era quem fornecia mercadorias para os moradores de nossa cidade e distritos. Anos depois Francisco de Assis Bittencourt, que na época era prefeito de Baixa Verde, acatou o pedido do primeiro delegado de Parazinho João Rabelo Torres, e construiu o Mercado Publico da cidade. O comércio foi evoluindo, e surgiu a feira livre.

Na época o único meio de transporte existente era um carro conhecido como Bondinho, de propriedade de Joaquim de Castro, tendo como função principal transporte de água da Fazenda Olho D'água, para ser consumida pelos moradores. Tempos depois foi construído um poço tubular. As diversões eram poucas, só tinha o Boi do Rei, Congo e Pastoril.

O primeiro farmacêutico de Parazinho foi Raimundo Boa, o mesmo medicava os moradores de Parazinho e outros distritos circunvizinhos. No dia 12 de julho de 1962, foi nomeado o primeiro prefeito de Parazinho. Francisco Domingos de Miranda, que governou durante 1 (um) ano e 5 (cinco) meses. Em 03 de outubro de 1963, foi realizada a primeira eleição direta de Parazinho, que teve como primeiro prefeito eleito pelo voto popular o Sr. Domingos Paulino Pereira que exerceu o cargo por quatro anos.

Nossa Senhora de Nazaré,
padroeira da cidade
A origem do município de Parazinho/RN está em uma fazenda de gado, edificada em terreno seco e com difícil acesso à água, localizada em área de grande produção algodoeira e estrategicamente bem localizado, situando-se numa área de grande produção algodoeira, núcleos de convergência das safras da Serra Verde. A partir da elevada produção algodoeira, cresceu como povoado em virtude do fluxo de pessoas que lá chegavam e que, gradativamente, transformaram o povoado em acampamento mercantilíssimo, centro de negócios e escritório comercial, lugar que recebia e expedia algodão para a sede do município, localizada em Baixa Verde.

Com a larga expansão da produção algodoeira na região á frente o dinâmico líder João Severiano da Câmara, o território começava a receber um maior povoamento. Por volta de 1935, o povoado contava com infraestrutura de poço tubular, escola e aproximadamente 500 habilitantes; o comércio intensificava-se fazendo crescer o número de armazéns e lojas e propiciando a realização de feiras.

Parabéns Parazinho pelos seus 53 anos de Emancipação Política!

Parazinho na Mídia 

Sem comentários:

Enviar um comentário