Páginas

sábado, 20 de junho de 2015

Operação do Ibama detém caçadores de arribaçãs e apreende 28 veículos no RN.

Caçadores foram encontrados com cerca de 1.900 arribaçãs mortas, segundo o Ibama – Foto Carlos Montevaldo
O Ibama concluiu na manhã de ontem, 19, mais uma fase da “Operação Migratórios”, que combate a caça predatória das arribaçãs no Rio Grande do Norte. A operação, iniciada na noite de quarta-feira passada, 17, deteve 28 pessoas – entre elas dois menores – que caçavam as aves numa fazenda em Caiçara do Norte, município a 160 km de Natal.

Com os caçadores foram encontradas cerca de 1.900 arribaçãs mortas, sete espingardas de pressão, diversas baladeiras e porretes. A ação contou com o apoio de policiais militares da Cipam de Mossoró, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal e também da Prefeitura do Município de São Bento do Norte.

No local também foram apreendidos cinco automóveis e 23 motocicletas de propriedade dos caçadores. Esses veículos ficarão retidos no Ibama até o julgamento final dos processos administrativos e, em muitos casos, não serão restituídos aos seus donos. De acordo com a legislação brasileira, veículos e instrumentos utilizados para o cometimento de crimes ambientais devem ser retidos pelas autoridades para evitar a continuidade dos delitos.

Todos os caçadores detidos foram autuados em R$ 500,00 por unidade de arribaçã abatida, o que elevou o total de multas aplicadas nessa operação para quase R$ 950 mil. Além da multa, deverão responder na Justiça por crime contra o meio ambiente, o que poderá resultar em nova sanção pecuniária ou mesmo em detenção por até um ano. (Gazeta do Oeste)

Sem comentários:

Enviar um comentário