Páginas

sexta-feira, 1 de maio de 2015

O blog do Eurípedes Dias é o 11º no ranking dos blogs do RN.




O blog do Eurípedes Dias aparece em 11º lugar em um ranking de blogs do estado do Rio Grande Norte, segundo um site que acompanha o desempenho de blogs e sites de todos os estados brasileiros.

O Ranking de Site é uma publicação mensal do comportamento dos sites de notícias e informativos online de todos os Estados brasileiros, o site é atualizado entre o dia 01 e o dia 10 do mês, e a coleta das colocações é feita com o ALEXA, sistema líder global em analytics. Ele é o principal fornecedor livre, web métricas globais.

Não é uma aferição precisa em números absolutos, mas dá um parâmetro sobre o comportamento destes veículos, levando em conta o volume de acesso dos últimos 3 meses. Este levantamento é baseado em número de cliques, sendo que aqueles que dispõe de mais cliques acabam levando vantagem sobre os demais, o que, em nossa opinião, é um dos equívocos deste ranqueador.

Mas embora tenha seus percalços, o Alexa é aceito no mundo inteiro e reconhecido pelas mais importantes e sólidas empresas como um dos parâmetros de aferição de dados na internet. As Agências de Propaganda sempre estão de olho nos sites à partir deste ranking, e governos - em todas as esferas - já manifestaram acompanhar sua evolução.  Lembrando que o sistema é feito por colocações dos sites, não medimos as visitas mensais.   Por que meu site não apareceu? 

 Saiba mais sobre o Alexa.

O indicador Alexa é um serviço de informações sobre o tráfego da Internet Mundial criado pela Alexa Internet Inc, uma empresa controlada pela gigante Amazon.com, que mede quantos usuários de internet visitam um determinado site.  A fórmula exata de cálculo (métricas) nunca foram divulgadas, mas especialistas afirmam que os dados estão baseados em milhões de análises de tráfego de usuários do Alexa Toolbar (ferramenta de avaliação de trafego que pode ser instalado no site), bem como de coleta de informações possivelmente ligadas aos acessos em sites de busca como: Google Search, Yahoo! Search, Gmail, Yahoo! Mail, Google Trends, Google AdWords, AdSense, Outlook Search,  Google Analytics e agora o Google Offers.

O Ranking Alexa  mostra uma lista de todos os sites da internet ordenados por tráfego. Registrando em qual posição o tráfego do seu site ocupará em relação aos mais de 196 milhões de sites do mundo, como também em qual colocação o seu site está entre os milhares de sites do Ranking do Brasil.

Lembramos que estes dados são dinâmicos, mudam a cada segundo, tendo em vista alterações constantes em centenas de parâmetros como: um maior ou menor número de links internos e ou externos, novos conteúdos, adwords, etc.

Quando o Rank Alexa é atualizado?

A atualização acontece a cada 24 horas, porém, caso seu site seja novo ele pode demorar um tempo até aparecer na listagem, além disso, o rank mede os 3 ultimos meses de tal site, por isso você pode criar um site hoje e daqui um mês ele ter 10 mil visitas (por exemplo) e você ainda ficar atrás de muitos sites menos visitados. Os números que você vê no indicador, seria o registro de um determinado instante (uma fotografia) que o Alexa renova e publica uma vez a cada 24 hs.

Ele apresenta dados para os sites que já estejam em posições inferiores e em torno da posição 25 milhões. Caso seu site apresente a informação Sem dados , é provável que esteja com números superiores .  O objetivo é conquistar o topo do “podium”. O site nr.1 na classificação do Ranking do Brasil, hoje é ocupado pelo facebook.com.  Então, quanto menor o número da colocação melhor posicionado o site está.  Em outras palavras mais acessos tem o site.

É bom saber que o Alexa é uma estimativa de posicionamento, e que há outros indicadores no mercado que são utilizados como avaliação e parâmetros de audiência de um site na internet, utilizando-se outras ferramentas de medição como a buzzmetrics adotado pelo Ibope/Nielsen.

O Ranking Alexa é o mais popular indicador de audiência e muito utilizado pelos webmasters da internet mundial, até por que oferece diariamente dados importantes para consulta livre.

Alexa diz que “Geralmente, indicador de  Traffic Rankings de 100.000 +” deve ser considerada como não confiável, porque a quantidade de dados que nós recebemos não é estatisticamente significativa.

Inversamente, quanto mais tráfego um site recebe (quanto mais perto ele fica na posição de número 1), mais confiável torna-se o seu tráfego Ranking

Como ver o Rank Alexa?

Para ter acesso ao Rank Alexa você deve acessar o site Alexa através do nome Alexa no topo do nosso site, e uma vez no site basta você digitar o endereço do seu site e clicar em Search.
Após a consulta o site aparecerá no Rank Alexa como na imagem abaixo (em que consultamos nosso site)

Vemos que o Ranking de Sites ocupa a posição 32,758 mil no rank Mundial e pouco mais de 800 no Rank Brasileiro.

Vale lembrar que nem todos os dados são 100% precisos, e o rank Alexa passa a ser mais detalhado quando um site atinge uma colocação abaixo de 100,000 (sim, o rank funciona da forma inversa, então quanto menor o numero melhor o site).

Sem comentários:

Enviar um comentário