Páginas

sábado, 4 de abril de 2015

Guamaré: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, SINDSERG, SINTERN E CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DISCUTEM O RETORNO E A REPOSIÇÃO DO ANO LETIVO EM GUAMARÉ/RN.

Após três horas de muita conversa entre Secretaria de Educação, Sindicatos e Conselho Municipal de Educação de Guamaré/RN, concluiu-se que:





O ano letivo não se iniciou devido ao quadro de servidores insuficiente (professores). Com isso os representantes sindicais abriram vários leques de interrogações e apresentaram algumas sugestões visando um melhor desempenho na qualidade do ensino valorizando os professores, como também garantir o melhor aproveitamento para os  alunos.




Como serão reposto os dias perdidos?


O calendário apresentado pela Secretaria de Educação propõe que seja reposto aos sábados e alguns feriados, dias santos deverão ser preservados, outra proposta seria estender-se o ano letivo até janeiro de 2016.  A professora Marta Campelo (CME) apresentou uma proposta que contraria a reposição aos sábados colados, para ela essa realidade não se adequa a situação dos alunos, visto que, muitos não comparecem quando aulas são marcadas para os sábados, a melhor forma de pagar na  opinião dela seria através das atividades extra escolar  com culminância de projetos.


Para Alcimar Oliveira (SINDSERG) na situação todos perderam, e sua opinião é que utilize os sábados nos dois turnos, dessa forma eliminaria dois em um. 


Referente ao atraso escolar ouve muita indagação do comentário que o Vereador Damião Rodrigues fez na Câmara, como legitimo defensor da comunidade em si, mas ele falou em nome da Secretária, de que os atrasos teriam se dado por causa das reformas, dessa forma pedi que a secretaria formalize uma nota para a população informando ao certo o que ouve como ele falou em nome da secretária, ficou algo mal entendido. 


Lembra ainda que o motivo não pode ter sido em detrimento as reformas, visto que existe escolas como o Madalena em Baixa do Meio, nem houve, nem haverá reforma e continua fechado. Também chamou a atenção da falta do Conselho Tutelar na reunião, para ele é imprescindível a presença do Conselho Tutelar.

Para Araujo (SINTERN) o Conselho Tutelar representa os alunos e os pais,  e deveria está presente. Quanto ao projeto de Marta, ele elogiou e falou da avaliação desse projeto, e se bem soubessem os representantes da educação implantariam no município todo, em outros lugares há exemplos de sua eficácia, Guamaré tem uma área extensa para estudos biológicos. 


Araújo questionou como será feito com os profissionais da educação que mesmo sem aulas, já estão trabalhando, merendeiras, asg's e toda parte que esteja envolvida, como será pago, horas extras, insalubridade e etc. Disse que é bom que vejam essa situação, pois já existem muitas reclamações desse pessoal, não há plano de carreira para esse pessoal, dessa forma ficam desguarnecidos.


PRÉ-AVALIAÇÃO DA SECRETARIA


SÃO 29 DIAS DE ATRASOS, SERÃO TRABALHADOS 24 SÁBADOS E CINCO FERIADOS PARA TOTALIZAR OS DIAS DE ATRASO. O INICIO DO ANO LETIVO SERÁ 13 DE ABRIL E TERMINARÁ DIA 30 DE DEZEMBRO DE 2015. 


OBS: está marcada uma reunião para dia 9 de Abril.


Sem comentários:

Enviar um comentário