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quarta-feira, 8 de abril de 2015

Procon Natal deflagra operação de fiscalização sobre tempo de espera nos bancos.

Nesta segunda feira (06), o Procon Municipal de Natal deflagrou a “Operação Cronômetro”, com o objetivo de intensificar a fiscalização da lei que determina o tempo máximo de espera nas filas de bancos para atendimento nos caixas. Esse tipo de fiscalização já é realizada de forma permanente, mas foi intensificada agora devido ao aumento de reclamações dos consumidores. 

A intenção do Procon Natal é realizar essa operação em duas etapas, a primeira durante esta semana pós-feriado e a segunda no final do mês, período em que muitos consumidores recebem seus salários e buscam as agências para realizar pagamentos.

Durante os anos de 2013 e 2014, foram realizadas 107 autuações em agências bancárias da capital, resultando na aplicação de um montante de quase R$ 4 milhões em multas envolvendo infrações que vão desde o descumprimento do tempo de espera nas filas até a ausência de tapumes, câmeras e guarda volumes.

O diretor-geral do Procon Natal, Kleber Fernandes, argumenta que já considera alguns avanços no quesito segurança do consumidor. Segundo ele, após as autuações efetuadas, praticamente todos os bancos se adaptaram à colocação dos tapumes para impedir a visualização de quem está sendo atendido nos caixas, além da instalação de câmeras externas e de guarda-volumes.

O Procon Natal chama a atenção para a necessidade de engajamento do consumidor no sentido de fazer as denúncias e exigir o cumprimento da legislação. O Procon Natal fica localizado na rua Seridó, 355, no bairro de Petrópolis. O telefone para informações é 3232-9050.

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