Páginas

quinta-feira, 5 de março de 2015

Senado começará a discutir fim da reeleição.


Os líderes partidários no Senado decidiram nesta terça-feira (3) que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) vai começar a discutir o quanto antes as propostas de emenda constitucional que acabam com a possibilidade de reeleição de presidente da República, governadores e prefeitos. A informação é do líder do PSB, João Capiberibe (AP).
Há no Senado uma série de propostas de emenda constitucional que tratam do tema. A mais recente foi apresentada pelo senador Reguffe (PDT-DF). De acordo com a proposta (PEC 4/2015), ficariam inelegíveis para os mesmos cargos, no período subsequente , o presidente da República, governadores e prefeitos. Seriam igualmente inelegíveis os eventuais substitutos desses dirigentes nos seis meses anteriores às eleições.
Capiberibe afirmou que os líderes dos partidos pretendem votar o fim da reeleição com brevidade. “Depois vamos discutir o tamanho dos mandatos, a coincidência das eleições, as consequências dessa decisão”, disse o senador.
A possibilidade de reeleição de chefes do Executivo é resultado de uma emenda constitucional promulgada em junho de 1997. De lá para cá, os presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff foram reeleitos.
Congresso em Foco, via Agência Senado

Sem comentários:

Enviar um comentário