Páginas

terça-feira, 10 de março de 2015

FOTO: ALRN homenageia mulheres em sessão solene.

975813be-2d39-4fe7-9f1a-0eac303bbb46

Foto: Eduardo Maia
Quatorze mulheres foram homenageadas pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher, realizada na manhã desta segunda-feira (9). As deputadas Márcia Maia (PSB) e Cristiane Dantas (PCdoB) foram as propositoras da solenidade que celebrou a história de mulheres potiguares que fizeram história na política, na cultura e na luta em defesa dos direitos femininos.
A deputada Márcia Maia destacou o crescimento do número de crimes violentos contra mulheres, registrado em 39% em quatro anos no Rio Grande do Norte, segundo relatório do Observatório da Violência do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania, o Coedhuci. A parlamentar aproveitou para comemorar a assinatura, prevista para a tarde desta segunda-feira, do decreto do Governo do Estado para que as delegacias especializadas no atendimento à mulher tratem exclusivamente casos de violência doméstica.
“A desigualdade entre os gêneros é uma realidade que foi construída em anos e anos de história, e que cada vez mais é questionada. Precisamos encontrar a evolução social, desde as grandes questões, até as aparentemente ‘menores’, que parecem tolice, mas na verdade, são elas as responsáveis por manter esse paradigma do preconceito de gênero”, frisou.
A parlamentar Cristiane Dantas (PCdoB) destacou a evolução do impacto econômico e social provocado pelo aumento da população feminina no Brasil. De acordo com dados da PNAD  (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizada em 2011 pelo IBGE, as mulheres são  51,5%  da população do Brasil.
“Trazer esses dados à tona é importante porque no Dia Internacional da Mulher celebrado ontem, é relevante discutirmos a vulnerabilidade da mulher em relação à sociedade e a seus pares. Atualmente, houve mudanças que nos fazem refletir sobre a mulher e seu lugar na sociedade e na família. De nada adianta um buquê de rosas se a realidade de muitas mulheres é a violência”, indagou.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), também falou durante a solenidade, enfatizando o pioneirismo da mulher potigiar. “O Rio Grande do Norte deve comemorar esta data todos os dias, pois é berço de grandes mulheres. As mulheres do nosso estado são conhecidas pelas conquistas na política como deputadas, prefeitas, governadoras e senadoras. Esta homenagem se estende a todas outras valorosas mulheres ”, disse.
A fundadora da Casa do Pobre, em Currais Novos, Iolanda Gomes de Assis, conhecida como Irmã Ananília, falou em nome das 14 homenageadas do dia. “Vou deixar aqui um trecho do Evangelho que diz que só vence quem luta e só luta quem tem coragem. Por isso, desejo muita coragem para todas as mulheres e todos os homens que aqui estão presentes”, disse.
A sessão solene foi conduzida pelo presidente Ezequiel Ferreira de Souza, que compôs mesa com a juíza federal Gisele Leite, Maria Aparecida França Gomes, representando o prefeito, a capitão de fragata Claudia da Mata Correia e a segunda-tenente da 7ª Brigada de Infantaria Emanuele Mandeiro.
Confira a lista das homenageadas
Terezinha de Oliveira Lima – Albert Dickson (PROS)
Rizza Maria Macedo Montenegro Lira – George Soares  (PR)
Marline Inaldy Barbalho Galvão – Dison Lisboa (PSD)
Maria Oziene de Paiva – Carlos Augusto Maia (PTdoB)
Maria de Lourdes Diógenes Torquato – Galeno Torquato (PSD)
Margareth de Brito Gondim – Kelps Lima (SDD)
Lindalva Torquato Fernandes (in memorian) – Gustavo Fernandes (PMDB)
Irmã Carmem Alves – José Dias (PSD)
Idaísa Mota Cavalcanti Fernandes – Cristiane Dantas (PCdoB)
Celina Aparecida Nunes Alves – Tomba Farias (PSB)
Anunciada Cecília da Silva Maia – Márcia Maia (PSB)
Ana Maria de Farias Cavalcanti – Agnelo Alves (PDT)
Maria Lígia de Souza Montenegro (Irmã Lúcia) – Hermano Morais (PMDB)
Iolanda Gomes de Assis (Irmã Ananília) –  Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB)
Com informações da ALRN

Sem comentários:

Enviar um comentário