Páginas

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Em rede social, Joaquim Barbosa ataca ministro da Justiça e adversários.


O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa criticou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, por ter recebido em audiência advogados de defesa das empreiteiras envolvidas na Operação Lava Jato.
Ex-presidente do STF disse que advogado, ao tratar com políticos, visam corromper
Segundo o ministro aposentado, “se você é advogado num processo criminal e entende que a polícia cometeu excessos/deslizes, você recorre ao juiz. Nunca a políticos!”, enfatizou em publicação no Twitter.
Barbosa argumentou que quando os advogados procuram a autoridade política, o objetivo é tentar corrompê-la. ”Os que recorrem à política para resolver problemas na esfera judicial nao buscam a Justiça. Buscam corrompê-la. É tão simples assim”, opinou Barbosa.
O ministro aposentado, que relatou o processo do mensalão do PT – a Ação Penal 470 – que condenou lideranças importantes do partido, também disparou contra seus críticos.
“Meus críticos fingem não saber que hoje sou um cidadão livre. Cidadão livre: livre das amarras do cargo público. Cidadão na plenitude dos seus direitos, pronto para opinar sobre as questões da ‘Pólis’”.
Num recado às “plumes-à-gage”, expressão usada para ironizar pessoas que escrevem a favor de outras, Barbosa aconselhou: “experimentem ser livres! Sei que isso seria extremamente penoso e ‘custoso’ para vocês”.
Em resposta, José Eduardo Cardozo disse que não há nenhuma ilegalidade no fato de o ministro da Justiça receber advogados.
Barbosa pretende retomar a carreira de advogado. Em outubro do ano passado, a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) concedeu o registro profissional.
IG

Sem comentários:

Enviar um comentário