Páginas

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

UMA MEGA-SENA: Henrique fez PMDB doar 20 milhões de reais para 40 candidatos no RN.

O PMDB fez, por intermédio do diretório estadual do Rio Grande do Norte, doações que ultrapassam a casa dos 20 milhões de reais a 41 candidatos que disputaram as eleições para deputado estadual, deputado federal e senador.
Dos 20 milhões, 8,2 milhões de reais foram repassados à candidatura da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, que disputou o Senado.
Dos nove candidatos a deputado federal, Walter Alves, do PMDB, foi o mais bem aquinhoado. Recebeu 1,7 milhão de reais. A ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, recebeu 800 mil reais, a deputada federal Sandra Rosado, 600 mil reais. Rogério Marinho (350 mil reais), Antônio Jácome (295 mil reais) e Abraão Lincoln (200 mil reais) também foram contemplados.
Na listagem levantada pelo Blog do BG, aparece um candidato que não disputou as eleições no Rio Grande do Norte. Leonardo Lemos Barros Quintão, do PMDB de MG, recebeu 291 mil reais.
Dos 31 candidatos a deputado estadual, os mais favorecidos foram Kelps Lima (600 mil reais), Hermano Morais (577 mil reais), Ezequiel Ferreira (521 mil reais), Álvaro Dias (475 mil reais), Gustavo Fernandes e Getúlio Rego (300 mil reais).
Receberam entre 188 mil reais e 206 mil reais os candidatos Júnior Moura, Bispo Francisco de Assis, Adão Eridan, Albert Dickson, Gustavo Carvalho, Larissa Rosado, Tomba Farias, Manoel Cunha Neto (Souza), Vivaldo Costa, Laura Helena, Raimundo Fernandes e Adenúbio Melo.
O deputado José Adécio, do DEM, que rompeu com Henrique e passou a apoiar Robinson Faria no segundo turno, recebeu 220 mil reais.
Quem mais recebeu, dentro do grupo dos candidatos que ainda não possuem mandato, foi Carlson Gomes, filho do ex-prefeito de Currais Novos Geraldo Gomes, do DEM. Ele recebeu nada menos que 400 mil reais.
Ricardo Motta, presidente da Assembleia Legislativa, recebeu 150 mil reais e o seu filho, o vereador Rafael Motta, que foi eleito deputado federal, também recebeu o mesmo doação no mesmo valor.
O caso de Carlson Gomes é bem ilustrativo. Mostra que alguns candidatos, pelas dificuldades que tinham de apoiar a candidatura de Henrique Alves a governador e pelo interesse que o candidato tinha nesse apoio, receberam acima da média. É o caso de Kelps Lima, que controlando o Solidariedade, tornou-se valioso.
Na outra ponta está o advogado Joanilson Paula Rego, do PSDC, que recebeu apenas 20 mil reais, mesmo sendo candidato a deputado federal. No segundo turno, ele rompeu e anunciou o apoio a Robinson Faria.
A dinheirama investida pelo PMDB nas eleições do Rio Grande do Norte – e olhem que não contabilizados os gastos com a candidatura ao governo – mostra que o deputado Henrique Alves apostou todas as fichas na tentativa de se eleger governador. Peemedebistas e aliados de vários partidos, receberam uma boa grana.

Sem comentários:

Enviar um comentário