Páginas

domingo, 14 de setembro de 2014

Morre o Ex-Governador Iberê Ferreira.

Faleceu por volta das 20:40h desse sábado (13), o ex-governador Iberê Ferreira de Souza no Hospital Sírio Libanês em SP.
Ex-deputado federal e ex-governador do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira estava lutando contra um câncer desde 2010. Naquele ano, no dia 18 de março, antes de assumir a titularidade do Executivo, ele se submeteu à cirurgia para retirada de um nódulo no pulmão.
Dez meses depois, no início de 2011, passou por nova cirurgia para retirada de um tumor na próstata. Ainda em 2011, Iberê foi submetido a uma nova cirurgia para retirada de um tumor no cérebro.
Em abril de 2012 um novo tumor foi diagnosticado também no cérebro do ex-governador.
A radiocirurgia realizada em 2012 foi responsável por formação de uma necrose, que levou a um novo procedimento em 2013. E já este ano, Iberê Ferreira se submeteu a uma nova cirurgia no cérebro. Todos os procedimentos foram feitos no Hospital Sírio Libanês.
No dia 9 de junho Iberê Ferreira deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva da Casa de Saúde São Lucas, em Natal. O quadro já era de meningite bacteriana. Segundo os médicos que o atenderam no hospital da capital potiguar, a bactéria, própria do couro cabeludo, se instalou na cabeça de Iberê através da fístula, feita com a cirurgia no cérebro, procedimento realizado no ex-governador no mês de maio.
A decisão de transferir para São Paulo, no mês passado, foi da família. De acordo com a assessoria de Iberê Ferreira, a iniciativa “foi da família, que busca maior privacidade durante o tratamento e também pelo fato da equipe médica paulista acompanhar a saúde de Iberê desde 2010”.
Fonte: Panorama Político

Conheça a trajetória do ex-governador Iberê Ferreira, que faleceu hoje

Por Anna Ruth Dantas
Filho de Odorico Ferreira de Souza e Hermengarda O’Grady de Paiva Ferreira de Souza, Iberê Paiva Ferreira de Souza, tinha 70 anos, completados no dia 27 de fevereiro.
Advogado com Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com especialização em advocacia empresarial pela Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro.
Ele foi adjunto da promotoria pública em Santa Cruz (1963-1967) filiando-se ao MDB em 1969 elegendo-se deputado estadual em 1970 e 1974 chegando a líder da bancada e integrou o diretório regional. Deixou o partido para integrar a equipe do governador Lavoisier Maia (1979-1983) a quem serviu como chefe da Casa Civil e Secretário de Governo. Nesse período ingressou no PDS e em 1982 foi eleito suplente de deputado federal sendo efetivado posteriormente.
No governo José Agripino Maia (1983-1986) foi superintendente regional da Legião Brasileira de Assistência e retornou à Secretaria de Governo. Filiou-se ao PFL e foi reeleito deputado federal pelo partido em 1986, 1990 e 1994.
Mudou sua legenda partidária ao migrar para o PPB ao aceitar o convite do governador Garibaldi Alves Filho para ocupar a Secretaria do Trabalho e Ação Social em 1997, cargo ao qual renunciou para disputar e conseguir um novo mandato de deputado federal em 1998 conquistando um novo mandato pelo PTB em 2002.
No primeiro governo Wilma de Faria foi Secretário de Agricultura. Em 2006 foi eleito vice-governador do estado pelo PSB, na chapa que tinha como governadora Wilma de Faria.
Em 2010, com a renúncia da então governadora, que deixou o cargo para entrar na disputa do Senado, Iberê Ferreira assumiu o comando do governo do estado em 31 de março de 2010.
Naquele mesmo ano, o então governadora Iberê disputou a reeleição, mas foi derrotado pela hoje governadora Rosalba Ciarlini, disputa que foi encerrada ainda no primeiro turno.

Sem comentários:

Enviar um comentário