Páginas

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

ELEIÇÕES RN: Estatístico prevê um final de 1º turno imprevisível.


Professor há mais de 30 anos da cadeira de estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e presidente da Associação dos Institutos de Pesquisa do Rio Grande do Norte, o diretor do Instituto Certus, Mardone França, prevê tendência de estagnação da campanha do candidato do PMDB ao governo do Estado, Henrique Alves, e de crescimento lento do candidato do PSD, Robinson Faria, nessa reta final de campanha, a dez dias do pleito do dia 5 de outubro. Ele diz que, a se manter essa tendência, a disputa pelo governo do Estado será definida apenas no dia 26 de outubro, data de realização do segundo turno.
“As pesquisas que nós publicamos autorizam a dizer que existe uma tendência de convergências. Enquanto o deputado Henrique mantém um patamar e teve uma ligeira queda nesta última (divulgada ontem), o candidato Robinson Faria vem em uma tendência ascendente, crescente”, afirma o estatístico. Na avaliação do diretor do Certus, Robinson cresce devagar e se aproxima de Henrique, o que o leva a apostar na possibilidade de haver segundo turno. “Robinson vem crescendo devagar, apontado que ele está, de certa forma, se aproximando do deputado Henrique. Nesse caso, há uma possibilidade concreta de que o pleito possa chegar a uma disputa para o segundo turno. A dinâmica da campanha nesses últimos 11 dias é o que vai definir essa situação”.
IMINÊNCIA
Mardoni afirma que, pelas pesquisas, o segundo turno está na “iminência” de acontecer. Apesar disso, ele ressalta que, se a eleição fosse hoje, Henrique ainda seria eleito governador do Estado no primeiro turno. “Hoje, falando sobre se vai haver segundo turno, diria que, segundo as pesquisas, não. Mas está na iminência de acontecer. Porque a diferença para o segundo turno é de 2,6%. Se Robinson continuar esse crescimento, ele deverá atingir isso aí até o fim da eleição. Então é aguardar ainda os dias e as pesquisas que deverão sair”.
A onze dias da eleição, a Certus trouxe um quadro de 7% de vantagem de Henrique sobre Robinson, queda de mais de 3% na diferença, que chegou a ser de quase 10% vinte dias atrás. Contabilizando os números da Certus, o professor afirma que as chances de a eleição no RN ir para o segundo turno são de cerca de 60%. “Eu diria que a partir de hoje, e olhando a tendência para trás, e acreditando que essa tendência possa continuar, eu diria assim com um prognóstico contabilístico em torno de 60% favorável a acontecer (segundo turno) e 40% não”.
“Mesmo com escândalo, Henrique mantém-se firme”
Segundo o diretor do Certus, a estabilidade de Henrique manteve-se, mesmo após a citação ao seu nome no escândalo da Petrobras. “O deputado Henrique Alves desde o começo das pesquisas vem apontando um patamar de torno de 40, 38%, mesmo com a divulgação do escândalo da Petrobras, que ele foi de certa forma massacrado nos programas eleitorais, ele se manteve com pouca variação, teve uma resistência neste sentido”.
Para o professor, a citação de Henrique na revista Veja poderia provocar um abalo maior e não provocou. “Ele caiu em torno de 3 pontos e Robinson vem com uma campanha consistente, mas com um crescimento lento. Por isso que ocorreu essa demora de Robinson alcançar o deputado Henrique e o vice, mesmo com esse crescimento lento, poderá encostar no deputado Henrique e provocar o segundo turno. O segundo turno está na fase de se concretizar. Está tendendo para isso que ele se concretize no dia da eleição, mantendo todas as condições que se observa hoje”.
Com informações do Jornal de Hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário