Páginas

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Assassinatos já atingem 11,9% de crescimento no Rio Grande do Norte em 2014


Apesar da quantidade de homicídios no Rio Grande do Norte ter diminuído nos últimos dois meses, o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) aumentou consideravelmente no Estado em 2014 comparado com o mesmo período do ano passado. Crime por execução representa a maior parte dos casos.
A violência no RN segue com números assustadores. De acordo com dados apresentados por Ivênio Hermes, especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública e pesquisador nas áreas de Criminologia, Direitos Humanos, Direito e Ensino Policial, até o final da noite desta sexta-feira (19), 1279 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) foram registrados em todo o Estado, uma média de 4,86 por dia. No mesmo período do ano passado esse número era de 1143, o que significa um aumento de 11,9%. O mês de maior incidência foi julho, exatamente o período da Copa do Mundo em Natal, com 168 CVLIs. Maio, com 163, março, com 155 e abril e junho, com 151, vêm na sequência (Ver quadros abaixo).
A motivação que lidera as estatísticas é a execução, com 932. As mortes por vingança aumentaram, passaram de 6 em 2013 para 38 em 2014, uma subida de 533%. Já o latrocínio (roubo seguido de morte), teve uma diminuição, caindo de 67 para 45 (-32,84%). Já o instrumento mais utilizado para cometer os CVLIs segue sendo a arma de fogo, usada em 1087 casos. Cento e sete pessoas foram vítimas de arma branca e 25 de ação contundente, que são objetos capazes de agir traumaticamente sobre o corpo humano, como pedras, paus, barras de ferro e taco de basebol.
O número de CVLIs contra negros teve uma queda significativa. Passou de 908 para 583 (-35,79%). Em contrapartida, os crimes contra pessoas de etnia parda subiram de 108 para 411 (280,56%), enquanto os contra pessoas de etnia branca passaram de 84 para 240 (185,71%).
“A violência homicida, a sanha criminosa e a morbidade criminal atual precisam de amplas ações integradas entre governo e sociedade civil, além de esforço mais presente em todos os locais para onde o crime tem migrado. O esforço da gestão somente mostra o quão necessitado estamos para conseguir frear a violência homicida. Talvez com a entrada dos novos policiais civis e do curso de formação para os suplentes, encontremos mais fundamento para diminuir os índices letais”, afirmou Ivênio Hermes.
Queda entre julho e setembro
Os dados apresentados por Ivênio Hermes confirmam a tendência que tem acontecido nos últimos meses. Em julho, foram 168 mortes, enquanto em agosto esse número foi de 143. Em setembro, o total até agora é de 67. “Apesar da redução dos números, a Secretaria Estadual de Segurança Pública sabe que precisa fazer mais. E estamos fazendo. Aguardamos a conclusão da entrada de 122 novos policiais civis, que foram convocados recentemente e encerraram, assim, a lista dos que aguardavam nomeação do último concurso. Até outubro, receberemos ainda mais viaturas que foram compradas desde maio e estão sendo entregues por lote, por questões de produção da fábrica”, afirmou o titular da SESED/RN, Eliéser Girão.
Porém, para Ivênio Hermes, essa diminuição apenas mascara o aumento da criminalidade. “Houve uma acomodação e desaceleração da criminalidade mórbida ou homicida, no entanto, houve uma ampliação em outros tipos de crimes como assaltos, arrombamentos, e retornando aos crimes letais, inclusive, têm acontecido alguns tipos que são costumeiramente subnotificados, como as duas mulheres encontradas mortas em Macaíba, o feto encontrado no lixão, e assim dezenas de crimes violentos letais intencionais tem sido chancelados com o selo “a esclarecer”, dos quais o grande público e parte da imprensa somente tomarão conhecimento por ocasião das divulgações das estatísticas realizadas por pesquisadores fora do âmbito governamental”, destacou. Confira abaixo os quadros com algumas estatísticas sobre a quantidade de assassinatos no RN.
Informações do Jornal de Hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário