Páginas

domingo, 6 de julho de 2014

Pela primeira vez, uma copa terá duas “finais” nas semifinais


A Copa brasileira vai ver duas finais já na semifinal. Pela primeira vez na história da competição, esses dois jogos repetem duelos que já decidiram o Mundial.
O final inédito foi demarcado pelo vitória da Holanda sobre a Costa Rica nos pênaltis, neste sábado (5), em Salvador.
Os holandeses vão enfrentar os argentinos, no Itaquerão, na quarta (9). O confronto reedita a decisão de 1978, vencida pelos sul-americanos.
O jogo acontece um dia depois de Brasil e Alemanha entrarem em campo no Mineirão para repetir a final de 2002, também ganha pelos sul-americanos.
Dos três semifinalistas, a Holanda é a única que nunca ergueu a taça. É também a seleção que mais vezes chegou tão longe na Copa sem jamais ganhá-la. Pela quinta vez que está entre os quatro primeiros do Mundial, repetindo o que conseguiu em 1974, 1978, 1998 e 2010. A Suécia, agora segunda nesse “ranking”, fez percurso semelhante quatro vezes.
TABU
Não será no Brasil que vai acabar a escrita de uma seleção ser campeã com um técnico estrangeiro.

Com a eliminação da Costa Rica, os quatro países que chegaram à semifinal são comandados por treinadores locais.
O Brasil do treinador Luiz Felipe Scolari. A Argentina, de Alejandro Sabella. A Alemanha, de Joachim Löw. E a Holanda, a última a passar, é de Louis Van Gaal.
A Copa no Brasil começou com 13 seleções sendo comandadas por técnicos estrangeiros, entre eles a Costa Rica, do colombiano Jorge Luis Pinto, e a Colômbia, do argentino José Pékerman, que chegaram até as quartas de final.
Em 19 edições de Copa já completas, há 18 técnicos campeões. O único bicampeão é o italiano Vittorio Pozzo, em 1934 e 1938. Zagallo foi quem chegou perto do feito ao ser campeão em 1970 e vice em 1998.
No Brasil, porém, é justamente Felipão quem pode igualar o feito de Pozzo. O técnico da seleção foi campeão também em 2002.Grupo
Blog do BG

Sem comentários:

Enviar um comentário