Páginas

terça-feira, 22 de abril de 2014

PREOCUPANTE: Economistas já esperam que inflação estoure teto da meta neste ano


Economistas do mercado financeiro já preveem que a inflação deste ano estoure o teto da meta do governo. Segundo o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta terça-feira, a mediana das projeções para o IPCA em 2014 foi elevada a 6,51%, 0,1 ponto percentual acima do limite de 6,5%. Foi a sétima vez consecutiva que a previsão para a alta de preços aumentou.
A expectativa de que a inflação feche o ano acima do teto da meta já havia sido apontada pelo grupo de cinco economistas que mais acertam as projeções de longo prazo. Há cerca de um mês, a mediana das projeções do chamado “top 5” chegou a 6,57%. Segundo a edição do Focus divulgada nesta terça, esse mesmo grupo espera que a o IPCA feche o ano em 6,59%.
Com a expectativa de que a inflação pressione mais, os analistas continuam apostando em mais uma alta de 0,25 ponto percentual da taxa básica de juros, com a mediana das projeções apostando que a Selic, atualmente em 11% ao ano, encerre 2014 em 11,25% ao ano.
A divulgação do relatório ocorre a pouco mais de um mês da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que decide, no fim de maio, o destino da taxa. Após a última elevação, o BC sinalizou que poderia interromper o ciclo de altas, inciado em abril do ano passado, mesmo com a surpreendente inflação de março, que, puxada pelos alimentos, subiu a 0,92% e acumulou alta de 6,15% em 12 meses.
Em relação ao crescimento econômico, os economistas consultados pelo BC reduziram a projeção de alta do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país) para 1,63%. Na semana passada, a previsão era de alta de 1,65% e, há um mês, de 1,7%. Para 2015, a previsão foi mantida em 2%.
O Globo

Sem comentários:

Enviar um comentário