Páginas

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Padre Ivanilson anuncia oficialmente a criação da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré

Membros do Conselho
Durante a última Missa Dominical realizada na noite de 30 de março de 2014 o Padre Ivanilson Alexandrinofez o anuncio oficial da criação da futura Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré; a comunidade católica de Parazinho recebeu a notícia com festa e muita alegria.

A Solenidade de Criação da primeira Paróquia com o título de Nossa Senhora de Nazaré no estado do RN, está marcada para acontecer na noite de 09 de junho de 2014. Nos dias de hoje as cidades de: Parazinho e Pedra Grande formam uma Área Pastoral que é um primeiro passo para uma futura paróquia, o Pe. Ivanilson afirma que a Paróquia será formada pelas mesmas cidades, distritos, fazendas e povoados pertencentes a cada município, entre tudo temos um montante de mais de 30 lugares.

Ao mesmo tempo o Padre também fez a leitura da nomeação de seis membros pertencentes ao Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos e Administrativos (CPAEA); conforme as exigências do cânone. 537. A nomeação tem validade de três anos.

Nomeação dos membros
Os membros são:

1-      Pe. Ivanilson Alexandrino – Presidente
2-      Maria da Paz – Tesoureira
3-      Rosally Françoise – Secretária
4-      Valmir Belchior – Membro
5-      Moacir Paulino – Membro
6-      Heraldo Câmara – Membro
7-      Gilson Ferreira – Membro
  
Qual a diferença de Área Pastoral pra Paróquia?

A Área Pastoral se fundamenta no cânon 374 do Código de Direito Canônico, o qual afirma: “Para promover o cuidado pastoral mediante ação comum, diversas paróquias mais próximas podem se unir em entidades especiais, como os vicariatos forâneos”. O qual é chamado em muitas dioceses, como na nossa, os vicariatos forâneos correspondentes a Áreas Pastorais; ou seja, o primeiro passo para uma futura paróquia.

Paróquia é uma comunidade dentro da Diocese entregue aos cuidados pastorais e administrativos de um presbítero que recebe o título de pároco ou administrador paroquial. Antigamente eram chamadas de “Freguesias”. Ele deve trabalhar em comunhão com a diocese, as lideranças pastorais e os demais fiéis batizados. Além do pároco, também vemos a atuação do vigário paroquial (sacerdote que o bispo diocesano nomeia para coadjuvar um pároco no exercício do seu ministério pastoral). Só os padres podem ser párocos, mas numa paróquia pode haver também um diácono que trabalha com o pároco e o vigário. Além das pessoas, uma paróquia tem sempre um território e uma igreja principal, chamada Igreja Paroquial (Matriz). Pode ter outras igrejas menores, chamadas de ermidas ou capelas.

Por Pascom-parazinho


Sem comentários:

Enviar um comentário