Páginas

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

422 agricultores de Japi correm o risco de perder o Garantia-Safra 2012/2013

Por 

Os agricultores do município de Japi correm o risco de perder o Garantia-Safra 2012/2013. Motivo é que o MDA (Ministério do desenvolvimento agrário) não deu a liberação para que técnicos da EMATER realizassem um laudo de vistoria para constatar se o município teve ou não a perda mínima – exigida de 50% em sua safra (essa perca pode ser causada por seca ou enchente.) Sem esta vistoria, os agricultores do município ficam impossibilitados de receber o seguro.

Segundo Edmilson Félix, presidente do conselho municipal rural sustentável de Japi, o município está sendo penalizado por um erro causado pelo o sistema do MDA, e que a EMATER e a Prefeitura de Japi fizeram sua parte. ‘’Todas as instituições envolvidas no processo, GARANTIA-SAFRA, estão movendo esforços para que o erro seja corrigido e que os 422 agricultores cadastrados no município recebam este importante seguro para cobrirem prejuízos causados no ano passado, que foi um ano terrível, sem chuvas. ’’ Frisou Edimilson Félix.

Já no ano passado os agricultores corriam o risco de perder o benefício devido ao abandono do escritório da EMATER na cidade, como mostra esta reportagem da rádio Santa Cruz AM.

Conheça o Garantia-Safra:

O Garantia-Safra é uma ação que garante renda para as famílias que vivem da agricultura no Nordeste, norte de Minas Gerais, Vale do Jequitinhonha e Espírito Santo.

Para participar do Garantia-Safra, é necessário que, anualmente, estados, municípios e agricultores façam adesão ao programa.

Os agricultores que participam do Garantia Safra 2012/2013 receberão o valor de: R$ 760,00, dividido em 5 parcelas. Para ter direito ao benefício, o agricultor entra com 1% do valor do benefício (R$ 9,50).

A EMATER de Japi cadastrou 422 agricultores no ano passado e para este ano, á expectativa é que sejam beneficiados mais de 500 agricultores.

Sem comentários:

Enviar um comentário