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quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Pesquisa de satisfação coloca Aeroporto Internacional Augusto Severo entre os três melhores do país


O Aeroporto Internacional Augusto Severo, situado em Parnamirim, na área da Grande Natal, obteve posição de destaque em pesquisa feita pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). Vários itens foram questionados na pesquisa e na pergunta sobre a satisfação geral, o melhor índice foi obtido pelo aeroporto do Natal, que ficou com 4,36 (o máximo é 5). Somando todos os quesitos, o RN ficou com o terceiro lugar, atrás de Curitiba (PR) e Santos Dumont (RJ). Na ocasião, oram ouvidas 19,8 mil pessoas, usuárias da aviação civil. Elas atribuíram notas de um a cinco para itens como preços dos serviços, disponibilidade de carrinhos para bagagem, tempo de espera nas filas, cordialidade e eficiência do atendimento, limpeza, informação de voo e restituição de bagagem. Com base em todos resultados, a SAC calculou a média de cada terminal.
De acordo com Confederação Nacional de Transportes (CNT), a pesquisa faz parte do Relatório Geral dos Indicadores de Desempenho Operacional em Aeroportos de abril a junho do ano passado, divulgado ontem (13). Dos terminais avaliados, seis ficaram acima e nove abaixo da média.  Os passageiros de avião atribuíram nota média de 3,79 para os serviços prestados nos 15 maiores aeroportos do Brasil.
O aeroporto com melhor resultado foi o de Curitiba (PR), que recebeu nota média de 4,21. Em segundo lugar está o Santos Dumont (RJ), com 4,08 e em terceiro o de Natal (RN), com nota 4,03. O pior resultado foi obtido pelo aeroporto de Cuiabá (MT), com nota 3,43. Em 14º está o de Manaus (AM) com 3,44 e em 13º o de Guarulhos (SP), que recebeu nota média 3,56.
Na pergunta sobre a satisfação geral, o melhor índice foi obtido pelo aeroporto de Natal, que ficou com 4,36. Em segundo lugar estão Viracopos (SP) e Congonhas (SP) com 4,13. A pior avaliação ficou, também, com o aeroporto de Cuiabá, avaliado com 3,39 no item satisfação geral.
Nos resultados gerais, atendimento e cordialidade dos funcionários no check-in e na inspeção de segurança receberam a melhor avaliação. Os preços em restaurantes, instalações para alimentação e estabelecimentos comerciais dos aeroportos foram os itens que apareceram com maior insatisfação.
Conforme a Secretaria da Aviação Civil, com os dados coletados, a SAC passa a exigir que cada aeroporto apresente um plano de gestão para melhorar o desempenho nos pontos que são alvo de mais críticas por parte dos passageiros.
A pesquisa foi feita nos aeroportos de Manaus (AM), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Brasília (DF), Salvador (BA), Cuiabá (MT), Confins (MG), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Viracopos (SP), Curitiba (PR), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ) e Porto Alegre (RS).
Com informações do De Fato

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