Páginas

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Secretário Municipal de Agricultura de Jandaíra apresenta ações da Secretaria e projeto de Lei que institui o COMDRIS

Jocelino Dantas



Presidente da Câmara(Lêvo - PT)

A Câmara Municipal de Vereadores de Jandaíra aprovou nesta segunda feira o Projeto de lei de iniciativa do poder executivo que institui o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Integrado, Sustentável e Solidário(COMDRIS). O projeto foi apresentado na tribuna da casa pelo Secretário Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural Jocelino Dantas em nome do Prefeito Beto Roque, onde também apresentou os números e resultados dos 10 meses de gestão a frente da Secretaria.

O COMDRIS terá o papel de realizar estudos, assessoramento, monitoramento, fiscalização e deliberação sobre as políticas públicas de desenvolvimento rural, integrado entre campo e a cidade, visando a sustentabilidade ambiental, sócio cultural e a solidariedade. Estiveram presentes na sessão o Presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Daniel Matias de Souza acompanhados de demais diretores e presidentes de Associações rurais.

“Tou feliz porque mesmo sabendo que decidimos assumir uma secretaria que a única fonte de recursos mais certo é o Fundo de Participação dos Municípios(FPM) e a boa vontade do Gestor estamos tentando fazer um trabalho onde as ações chegam na maioria do povo que temos que atender e de modo especial aos que mais precisam”, afirma Jocelino Dantas. Na apresentação o Secretário frisou que a Secretaria conta com 8 programas funcionando, desses 3 são programas novos e exclusivos da atual gestão, outros 5(cincos) foram reorganizados e reforçado onde já existiam da gestão anterior, que por sua vez teve a frente por um bom período o atual vereador e Presidente da Câmara Francisco Livanildo (Lêvo - PT). 

O secretário listou quais os programas executados pela secretaria e frisou entre eles, o Programa Garantia Safra, onde ainda não foi concluído para os pagamentos das bolsas porque a Governadora ainda não cumpriu com sua parte, o Programa de Aquisição de Alimentos(PAA) desenvolvido em parceria com a EMATER, onde foram comprados mais de 21 mil reais a 7 agricultores familiares do município com aquisição de frutas e carne de caprinos para a merenda escolar, hospital e Programas da Assistência Social e o Programa de Controle do Abate de animais, vacinação da febre aftosa e controle de Zoonoses que tem proporcionado através de acompanhamento técnico o abate salvável de carne bovina e o incentivo a vacinação de 2.688 animais na primeira etapa da campanha da febre aftosa.

Com o apoio do prefeito e sua determinação social foi ampliado totalmente custeado com recursos públicos o Programa de Recursos Hídricos. Com essa ação duas pipas para os tratores foram recuperadas, foi contratado um carro pipa com recursos próprios e mais recente, a prefeitura recebeu o carro pipa doado pelo MDA.

Através de todos esses esforços foi possível atender especificamente para o consumo humano na zona rural e urbana mais de 1,9 milhões de litros d'água, pouco mais de 2 milhões de litros para consumo animal e quase 500 mil litros em setores públicos como escolas, creches, praças etc. Essa ação se intensificou devido a deficiência do sistema da CAERN e o prefeito decidiu com a coordenação da secretaria assumir integralmente a ação.

Outro programa que também tem contribuído com o desenvolvimento da agricultura e da economia local é o Programa Corte de Terras em áreas irrigadas, onde vem atendendo agricultores familiares, médios produtores e até o incentivo a empresas que atuam no mercado de exportação de frutas, este programa já proporcionou o preparo e o cultivo de mais de 400 hectares de terras irrigadas no município de janeiro até o momento. Além disso, essas ações vêm sendo reforçadas com a chegada das máquinas do PAC 2 doadas pelo Governo federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA).

O Secretário encerrou sua participação na tribuna depois de receber contribuições de parabéns de vários vereadores, mas reconheceu o apoio que tem recebido do Gestor pra desenvolver as ações apresentadas, por outro lado ponderou sobre os limites que ainda são impostos para avançar mais nas ações de desenvolvimento rural em quanto gestão pública como um todo, tendo em vista que a secretaria não dispõe de financiamentos próprios e depende quase que totalmente do FPM ou de outras parcerias externas. A reunião também foi bem movimentada por populares da cidade e após a apresentação do secretário o vereador Wdagno Sandro(PSB) levou a casa o debate sobre o espancamento público de Pretinho filho de Socorro do Bar do Ovo, onde foi apoiado pelo Presidente da casa e por todos os vereadores.







Sem comentários:

Enviar um comentário