Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Procurador-geral da República vai pedir cassação de ‘mais de uma dezena’ de deputados infiéis

2013-664073642-Retomada-do-julgamento-do-mensalao_20131115O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, anunciou que vai ingressar ainda nesta quinta-feira com ações de perda de mandato por infidelidade partidária contra “mais de uma dezena” de deputados federais. Os alvos das ações são deputados que recentemente mudaram de partido mais de duas vezes. Para o procurador-geral, o mandato pertence ao partido e não ao parlamentar.
- Quando esses parlamentares vão de um partido existente a outro existente já antigamente, como numa escala em um novo, na verdade isso é uma forma de superar o obstáculo da fidelidade partidária. Por isso nós estamos entrando com mais de uma dezena de demandas para a cassação dos mandatos – afirmou o procurador-geral.
Janot fez a declaração depois de participar de um encontro com chefes das procuradorias regionais eleitorais. O procurador comparou a troca por mais de um partido a um voo com escala. A escala seria só um desvio momentâneo para se chegar ao verdadeiro destino.
- Quando eu pego um voo daqui (Brasília) para Fortaleza e faço uma escala em Salvador, meu voo continua sendo Brasília-Fortaleza, o que eu fiz foi uma simples escala em Salvador – afirmou.
Na abertura do encontro, Janot afirmou que o combate ao financiamento ilegal de campanhas eleitorais está entre as prioridades do Ministério Público Eleitoral nas eleições de 2014. Segundo ele, a movimentação irregular de dinheiro durante as campanhas eleitorais tem sido a origem de grande quantidade de casos de corrupção na administração pública.
- Essa irrigação ilegal de campanhas é uma fonte inexorável na estrada da corrupção. Aquele que se elege com financiamento espúrio deve prestar contas a esse financiador. Isso é fonte de uma diversidade enorme de delitos – disse Janot.
O procurador-geral fez a declaração na abertura de um encontro com os chefes das procuradorias regionais eleitorais. Num rápido discurso, o procurador apresentou as maiores preocupações que deverão nortear a atuação do Ministério Público na fiscalização das próximas eleições. No topo das prioridades, está o combate à corrupção.
- O dinheiro que vai para a corrupção é aquele dinheiro que falta à educação, saúde, a infraestrutura. É o que falta a a sociedade brasileira – disse.
Janot alertou ainda que os procuradores devem estar atentos à campanhas eleitorais, ao abuso do poder econômico e a compra de votos, situações que podem desequilibrar a concorrência entre os candidatos. O procurador-geral também defendeu a atenção dos colegas em relação às restrições estabelecidas pela lei do Ficha Limpa.
- Temos que consolidar a lei da Ficha Limpa. É uma conquista da cidadania – afirmou o procurador-geral.
Campanha antecipada
O vice-procurador-eleitoral, Eugênio Aragão, afirmou que todos os candidatos já estão em campanha. Para ele, é importante coibir os abusos, mas sem impedir o debate político, que ele considera saudável.
- Eu acredito que não podemos ser hipócritas. Sabemos que todos os candidatos estão falando e fazendo campanha.Coibir esse tipo de prática em campanha tem que ser dentro de um limite que não sufoque o debate – disse.
O vice-procurador reafirmou também que os procuradores devem evitar o estrelismo no processo de fiscalização.
- Nós não somos os atores mais importantes. Os atores mais importantes são os candidatos e os eleitores.
O Globo

Sem comentários:

Enviar um comentário