Páginas

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

408 anos colonização de Guamaré: O Cidadão Conhecendo Guamaré

P8181118 [1280x768]

Secretaria Municipal de Turismo

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

408 anos colonização de Guamaré

O Cidadão Conhecendo Guamaré

Data: De 20 a 23 de Agosto

Local: Espaço da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes

O local é conhecido desde 1605, quando por ali passou o Capitão Pero Coelho, acompanhado da mulher, filhos e dos últimos soldados fiéis que haviam abandonado a tentativa de colonizar o Ceará. Segundo uma lenda, o português João Francisco dos Santos, construiu a Capela de Nossa Senhora da Conceição, em 1783, em sinal de reconhecimento, por ter sido salvo, juntamente com a tripulação de seu barco colhido por uma tempestade, e, aportado no local onde se situa a cidade de Guamaré, topônimo que se origina de ÁGUA MARÉ.

Em 1837, os moradores pleitearam, junto à Assembleia Legislativa, a criação da Vila Imperial de Guamaré, mas não foram atendidos. O desenvolvimento da povoação decorreu em função da pesca abundante e das salinas naturais

“O Cidadão Conhecendo Guamaré” visa dar continuidade a um projeto que já vem sendo desenvolvido onde se resgata a história do município de Guamaré, trabalhando através das escolas, alunos, junto aos moradores locais, aspectos do município, bem como a origem da cidade, relatos e entrevistas com os moradores mais antigos da cidade, panorama nos avanços do município, e manifestações culturais. Busca contar a história da cidade desde a origem do seu nome até os dias atuais. Tudo isso para que o cidadão conheça melhor o município em que vive.

Programação:

Abertura – A abertura será dia 20/08/2013 (terça-feira), a partir das 16:00h, com solenidade de certificação da Casa de Cultura, que agora passará a ser chamada Casa de Cultura Isabel Valentim Santana.

Em seguida, às 16h30h, será aberta a exposição “O Cidadão conhecendo Guamaré”, com o corte da fita acompanhada pela Filarmônica executando o hino do município. Serão expostas em stands de cada escola reprodução de imagens, vídeos, documentários e entrevistas sobre a história do município e moradores antigos.

18:00h – Apresentação de peça teatral pelo grupo de teatro Tamanco de Pau – com a peça: A Saga da Colonização.

18:40h – Apresentação Cultural: Grupo Armorial

19:00h – Apresentação Cultural: Grupo Água de Cacimba

20:00h – Apresentação do cordelista Francisco de Betânia acompanhado da viola caipira do músico Arcésio Andrade.

20:30h – Apresentação de breves relatos sobre Guamaré “Um rosto, uma história”: Iruvane Galvão poetisa e Secretária de Meio Ambiente; Francisco José de Santana(Chico de Isabel) primeiro carnavalesco de Guamaré; Francisca Freire de Miranda (dona Kiki),uma das primeiras professoras do município; Maria Valdiva Marinho – uma das primeiras parteiras de Guamaré

20:40h – Apresentação de uma peça teatral alusiva a colonização de Guamaré, encenada por alunos e monitores do Programa Mais Educação da Escola Benvinda Nunes Teixeira.

21:00h – Encerramento das atividades do dia.

2º Dia

16:00h – Abertura da Exposição das Escolas

16:30h – Apresentação Cultural das Escolas de Educação Infantil

18:00h – Apresentação Cultural das Escolas Municipais de Guamaré

21:00h – Encerramento

3º Dia

16:00h – Abertura da Exposição das Escolas

16:30h – Apresentação Cultural das Escolas do Centro Darcy Ribeiro

18:00h – Apresentação Cultural dos Alunos do NUCLEO

19:00h – Apresentação Cultural do Programa PROART

21:00h – Encerramento

4º Dia

16:00h – Abertura da Exposição das Escolas

16:30h – Apresentação Cultural das Escolas de Baixa do Meio

18:00h – Apresentação Cultural Convidado

19:00h – Apresentação Cultural O Boi de Reis – pelo grupo Tamanco de Pau

21:00h – Encerramento


Fonte: Secretaria de Educação de Guamaré

Sem comentários:

Enviar um comentário