Páginas

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Prefeitura de Jandaíra, poia pecuarista na vacinação contra Febre Aftosa.




"Não é obrigação das prefeituras, mas, em Jandaíra, a prefeitura local está dando total apoio aos pequenos pecuaristas na campanha de vacinação do rebanho bovino contra a Febre Aftosa". 

A afirmação de Flávio Bezerra, do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN, deixa clara a preocupação da gestão municipal quanto à necessidade de apoio aos agropecuaristas em um momento em que a população rural ainda sofre com os efeitos da estiagem.


Por meio da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, a gestão municipal montou uma logística para atingir, no mínimo, 85% do rebanho bovino do município.

De acordo com o Secretário Jocelino Dantas, a secretaria forneceu dozes da vacina e orientação para que os próprios pecuaristas aplicassem a vacina e nas localidades rurais com rebanho maior, a secretaria está promovendo a vacinação assistida com o apoio de funcionários da secretaria e técnicos do IDIARN. 

Na manhã desta sexta feira (21), o trabalho assistido foi feito no Assentamento Guarápes. Arlindo Fernandes, um dos pequenos pecuaristas beneficiados com o trabalho, vacinou 37 animais e se mostrou satisfeito com o apoio recebido.

“Só hoje, eu tô vacinando 16 animais. Ao todo, já vou vacinando 37 bichos e aqui se não fosse esse trabalho de doação da vacina e esse apoio, a quantidade de bicho vacinado era muito pequena. Aqui tem criador que não teria como vacina seus bichos não”.

A campanha de vacinação segue até o próximo dia 30. Até lá, todos os pecuaristas tem obrigação de vacina o seu rebanho e comprovar a aplicação da vacina com notas ficais e declaração na Secretaria de Agricultura local.

O pecuarista que não vacinar o seu rebanho e não apresentar a documentação fica impedido de tirar a guia de transito animal e de comercializar os animais no comércio legal, além de ficar sujeito à multa.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura 

Sem comentários:

Enviar um comentário