Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Equipe com cientistas da UFRN descobre estrela gêmea solar


D_couverte_d_une_nouvelle__toile_jumelle-b27d3aa953c9e944c846b3764632d13aRepercutiu em toda a imprensa mundial. Três cientistas da UFRN, José Dias do Nascimento, líder do grupo; Jefferson Soares Costa e Matthieu Castro, além de Gustavo Porto de Mello, do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Jorge Melendéz, da Universidade de São Paulo (USP), e um estrangeiro, o japonês, Yochi Takeda, do Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ), anunciaram a descoberta a CoRot Sol 1, nome de “batismo” da estrela gêmea solar conhecida como a mais distante da Via Láctea, em galáxia que abriga o sistema solar.
O anúncio da façanha do grupo de cientistas foi feito na sexta-feira(17), e já ganhou um artigo internacional, cujo título é “The Future of the Sun: An Evolved Solar Twin Revealed by CoRoT”, que sairá em breve na revista “Astrophysical Journal Letters” (ApJL).
A descoberta, segundo o grupo, pode ajudar a prever o futuro próximo da estrela central do nosso sistema solar, além de dar aos astrônomos a oportunidade de testar as atuais teorias da evolução estelar e solar.
Com informações do Yahoo Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário