Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

A força dos blogs.



Não tem jeito. Eles vieram para ficar. Estatísticas mostram que a cada dois minutos são criados dois blogs no mundo. A facilidade de criação e sua interatividade contribuíram para o surgimento de milhões de blogs. Hoje o blog é uma das ferramentas mais utilizadas nas redes sociais, uma ferramenta essencial para a sustentabilidade, tem uma grande importância e influência nos movimentos sociais.
PARA QUE SERVE UM BLOG?
Um blog é um diário pessoal ou pode ser uma revista individual onde o titular pode ser editor, revisor é o próprio gerador da informação. Com o surgimento dos blogs, as pessoas ganharam a liberdade de expressar-se com o mínimo de burocracia, permitindo que milhares no mundo possam postar seus pensamentos e suas opiniões. Cabem os Blogueiros o papel de informar aos leitores, noticiar e opinar com responsabilidade e comprometimento, como forma de preservar a credibilidade do blog que gerencia.
OPINIÃO E NOTÍCIA.
São duas coisas diferentes. Às vezes o blogueiro é mal compreendido quando posta a sua opinião sobre determinado assunto. As opiniões devem ser de acordo com as suas idéias e princípios. Para o Jornalista Vitor Birner “Há leitores que lêem um blog, mas não sabem a diferença entre notícia e opinião. Lêem o post, entendem as palavras, mas não conseguem decodificar a informação.”
Com facilidade de compartilhar os fatos em tempo real, o blogueiro pode se transformar em um gerador de noticias da sua cidade ou comunidade. Fatos que a imprensa tradicional levaria muito tempo para noticiar, o blog pode fazer em minutos. Muitas notícias publicadas nos grandes jornais são provenientes de pequenos blogs.
No entanto, tanto a opinião como a noticia, devem ser postadas com responsabilidade, imparcialidade, sem distorcer os fatos e nem faltar com a verdade, para que o blog não venha perder credibilidade.
JORNALISTA E BLOGUEIRO.
Esta discussão já foi parar nos tribunais. Um jornalista pode ser um blogueiro, já um blogueiro não pode ser um jornalista. No estado de Oregon, nos Estados Unidos um juiz federal decidiu processar uma blogueira por difamação. Para o juiz a blogueira “não é uma jornalista de verdade” pelo fato de não estar vinculada a qualquer órgão de imprensa e, portanto, não recebe a mesma proteção legal conferida aos jornalistas pela Lei de Imprensa do Estado Oregon. A blogueira que se recusou a revelar sua fonte de informações foi condenada a pagar indenização no valor de US$ 2,5 milhões. Leia AQUI
Observação: Este artigo custou muitas horas de pesquisa e leitura sobre esse tema. Como estou de volta à blogosfera, tive o cuidado pesquisar sobre o tema a fim de me vigiar.
Fonte: Blog Ponto Critico

Sem comentários:

Enviar um comentário