Páginas

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Carlos Eduardo é eleito Prefeito de Natal


Do G1/RN
Carlos Eduardo Alves, candidato do PDT, foi eleito neste domingo (28), em segundo turno, o novo prefeito de Natal. Segundo a Justiça Eleitoral, Carlos Eduardo já é considerado matematicamente eleito com 91% das urnas apuradas. Até o momento, ele já recebeu 193.288 votos, o que equivale a 57,91% do total de votos válidos
Natal (Foto: G1)
Natal (Foto: G1)
O candidato do PMDB, Hermano Moraes, tem até o momento 240.465 votos, o que corresponde a 42,09% do total válido.
Com a vitória, Carlos Eduardo Alves assume a Prefeitura de Natal pela terceira vez. O pedetista esteve à frente da disputa desde o início. Entre suas principais bandeiras de campanha estava a recuperação da capital do Rio Grande do Norte, com investimentos na área da Saúde e Transporte Público. Hermano Moraes teve o apoio do vice-presidente do Brasil, Michel Temer, que durante a campanha veio a Natal duas vezes para participar de comícios do peemedebista, mas não conseguiu reverter o resultado.
Através da Coligação União Por Natal, Carlos Eduardo teve o apoio do PDT, PTN, PPS, PSB, PPL, PRB, PSD e PHS.
Biografia
Carlos Eduardo Nunes Alves nasceu no Rio de Janeiro em 5 de junho de 1959, tem 53 anos. É filho do político e jornalista, Agnelo Alves. Desde os dois anos de idade reside em Natal. Se formou em Direito pela Faculdade Católica Santa Úrsula, no Rio de Janeiro. Recém-formado, logo iniciou sua atuação política.

Voltou a Natal e se elegeu deputado estadual pelo PMDB em 1986, tendo ocupado uma cadeira na Assembleia Legislativa por quatro legislaturas e chegou a ser líder da oposição. Em 1996, assumiu a antiga Secretaria Estadual do Interior, Justiça e Cidadania e implantou nove Centrais do Cidadão, construiu os presídios de Alcaçuz e de Caicó, e implantou o Hospital de Custódia e a Casa Albergue.
Em 2000, Carlos Eduardo foi eleito vice-prefeito de Natal na chapa encabeçada por Wilma de Faria e em 2002 assumiu a prefeitura de Natal com a renúncia da titular para disputar e vencer o Governo do Estado. Em 2012, Wilma de Faria foi eleita vice-prefeita pela chapa encabeçada por Carlos Eduardo.
Como prefeito, viabilizou a implantação do aterro sanitário da Grande Natal, fez o Parque da Cidade, o primeiro parque ecológico municipal, num projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer. Construiu a primeira maternidade municipal da Zona Norte, o ginásio Nélio Dias, dentre outras obras. No início de 2009 foi acusado de desperdiçar mais de R$ 10 milhões na compra de medicamentos vencidos.
Campanha
Durante a campanha, Carlos Eduardo enfrentou críticas dos adversários principalmente sobre o desperdício de R$ 10 milhões em medicamentos que acabaram sendo incinerados por terem perdido a validade. Além disso, caracterizou a campanha do candidato do PMDB, Hermano Moraes, como “uma campanha de baixarias”.

O pedetista também usou contra Hermano Moraes o fato dele ter apoiado a atual prefeita de Natal, Micarla de Sousa, e a governadora Rosalba Ciarlini, cujas gestões tiveram índices de rejeição históricos em Natal e no Rio Grande do Norte, respectivamente.
No segundo turno, as acusações entre os candidatos se acirraram ainda mais. Durante o horário eleitoral obrigatório, os então postulantes ao cargo de prefeito de Natal veicularam vídeos em situações constrangedoras e Hermano Moraes, inclusive, chegou a perder o direito de veiculação da imagem da sua peça publicitária na televisão em decorrência de decisão judicial.
Propostas
Dentre as principais propostas de Carlos Eduardo estão o investimento na Educação com a construção de novas escolas, troca de lâmpadas e melhoria na rede de iluminação elétrica, plano de manejo e coleta de resíduos sólidos, regulamentações e a aplicação de instrumentos regulatórios do Plano Diretor, proporcionar o alcance do Programa Saúde da Família a 70% da população natalense, ampliar o tempo de integração nos ônibus e implantar o corredor exclusivo para o transporte coletivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário