Páginas

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

JN analisa planos de governo para Jandaíra. O de Beto contém grande sacada, o de Selmo é pobre de ideias.


As coligações pela Vontade do Povo e Unidade Popular apresentaram os seus programas de governo para o município de Jandaíra. O candidato a prefeito pela Unidade Popular, Selmo de Melo, usou a sua conta no facebook para apresentar suas principais propostas. Já o plano de Beto Roque, Candidato da Vontade do povo, foi apresentado por Gilson Soppa, por meio do grupo social, “Nação 22. Essa é de Beto Roque”, também na rede social.

O blog Jandaíra News não teve acesso aos projetos na integra, mas faz uma análise do resumo das principais propostas. É possível que os planos originais contenham informações mais detalhadas e contemplem ações que não foram divulgadas, contudo, temos que analisar apenas o que foi apresentado.

O candidato da Unidade Popular economizou na publicação e não detalhou de forma suficiente, foi muito superficial na sua apresentação, enquanto que Gilson Soppa, assessor de Beto Roque, apresentou uma lista de projetos mais completa e extensa.

Os dois planos apresentam propostas em, praticamente, todas as áreas, mas em algumas sentimos falta de ações importantes para sociedade jandairense.  

Sentimos falta, por exemplo, de projetos voltados a atender os deficientes físicos e de estratégias para tirar o sistema de educação do município do fundo do poço. Nas avaliações do MEC/IDEB, o município de Jandaíra aparece entre os piores do país e a principal forma, apresentada pelos estudiosos, para melhorar a qualidade da educação no sentido de reverter os indicadores é o investimento em formação continuada para os professores.

Na área da saúde, os planos não apresentaram propostas para o trabalho de controle do mosquito transmissor da dengue. O programa de agentes de endemias está parado e o município apresenta alta incidência. No último relatório da Secretaria Estadual de Saúde, Jandaíra foi incluída entre as cidades com alta taxa de incidência da doença e corre risco de uma epidemia.

Propostas de Selmo

Os textos contendo as propostas do candidato da Unidade Popular são muito resumidos e não apresentam detalhes do que, e de como pretende implantar as ações. É um texto pobre de ideais que contempla apenas as obrigações básicas da prefeitura. 

Nas propostas apresentadas por Selmo de Melo, o Jandaíra News observou a ausência de propostas para atuar junto a CAERN no sentido de melhorar o fornecimento d´água, isso é uma falha gritante, uma vez que, o candidato é funcionário da empresa e teria obrigação técnica e profissional de atuar no setor.

Também observamos a ausência de propostas para a habitação e incentivo aos cursos de formação técnica e profissional para os jovens concluintes do ensino médio.

Propostas de Beto Roque

A grande sacada do plano de governo de Beto Roque é implantar um projeto destinado a incentivar os jovens de famílias carentes a cursar o ensino acadêmico de nível superior. O plano é financiar cursos universitários para os cinco melhores alunos concluintes do ensino médio. A ideia surgiu como uma forma de dar oportunidade a todos, uma vez que, apenas os filhos dos detentores de cargos comissionados, na prefeitura, tiveram esse direito nos últimos anos.

O plano apresentado pela assessoria de Beto Roque é mais completo e abrangente, contempla áreas que vão além das obrigações básicas de uma gestão pública municipal. As ações propostas por Beto Roque contemplam o setor de habitação, fornecimento d´água, alimentação para famílias carentes, conclusão da creche, campanhas para erradicar o analfabetismo, reforma administrativa, incentivo a formação técnica para os jovens, melhoria das estradas, etc.

A coligação pela Vontade do Povo anunciou a apresentação do plano na integra até o final desta semana. O Blog Jandaíra News também aguarda a apresentação do plano da Unidade Popular para, só então, fazer uma análise mais aprofundada dos planos em sua totalidade.

Segue abaixo, os textos apresentados no facebook:


Plano apresentado por Selmo de Melo:

JUVENTUDE, TRABALHO E RENDA = NO NOSSO PLANO DE GOVERNO = DESENVOLVER PROJETOS CULTURAIS E ESPORTIVOS COM O OBJETIVO DE MINIMIZAR A OCIOSIDADE DOS JOVENS.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE = ESTIMULAR A COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR NAS FEIRAS LIVRES.

SAÚDE = NO NOSSO PLANO DE GOVERNO = SELEÇÃO PÚBLICA PARA CONTRATAÇÃO DE BIOQUIMICO E FARMACÊUTICO PARA A SECRETARIA DE SAÚDE.

INFRAESTRUTURA -= NO NOSSO PLANO DE GOVERNO = MELHORAR E AMPLIAR OS SERVIÇOS DE LIMPEZA PÚBLICA NA ZONA RURAL E URBANA.

EDUCAÇÃO CULTURA = NO NOSSO PLANO DE GOVERNO = FORTALECIMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PNAE - GARANTINDO A INCLUSÃO DOS 30% DE APLICAÇÃO DOS RECURSOS REPASSADOS COMPRADOS DIRETAMENTE DA AGRICULTURA FAMILIAR.





 Plano apresentado por Beto Roque:


Criar projeto de lei e enviar para câmara municipal, que beneficiará as famílias no estado de vulnerabilidade com o Projeto Prato Cheio e Nutrindo Melhor, com a distribuição de Cestas Básicas, sopão, peixes, carnes, Frutas e verduras, projeto que será implantado gradativamente conforme disponibilidade de recursos no orçamento.
 
Programa “ÁGUA BOA”

A Gestão terá como princípios o acompanhamento e cobrança da empresa concessionaria da prestação do serviço para o fornecimento continuo e sem interrupção da AGUA BOA, e de qualidade para população; e ampliação no abastecimento, através de novos poços, extensão de rede etc...
A gestão fará manutenção e aquisição de novos equipamentos de dessalinizadores para as comunidades rurais e locais onde houver necessidade de fornecimento de ÁGUA BOA; como também perfurações de novos poços.
 
Reforma administrativa;
Valorização do servidor público;
Equipar e Integrar os órgãos por meio de rede 100% informatizada;
Renovar a frota com novos veículos para administração pública;
Ampliar os convênios e atendimentos dos programas sociais do Governo Federal e Estadual em nosso Município tais como: (Bolsa Família Peti, Cras, Creas, Saúde Bucal, PSF e Programado Leite).


Educação Infantil

O aumento da oferta de vagas nos Centros de Educação Infantil creche Municipal também é um compromisso do nosso governo.
 
AÇÕES DA EDUCAÇÃO

Promover campanhas para erradicar o analfabetismo;
Informatizar as escolas e proporcionar acesso gratuito à internet sem fio;
Ampliar, reformar escolas construindo novas salas para atender o aumento da demanda escolar.
Ofertar e ampliar o transporte escolar para atender as demandas do município.
Priorizar a qualidade e variedade nos alimentos da merenda escolar.
Reequipar as escolas com novas carteiras, armários, quadro etc...

Projeto Alunos na Faculdade.

Criar projeto de lei Aluno na Faculdade, que beneficiará os cinco (05) melhores alunos do ensino médio com bolsa integral ate a conclusão do ensino superior. Projeto que o município apresentara a câmara municipal que contemplara os cincos (05) melhores alunos que obtiverem as melhores notas alcançadas e média a ser pré-definida pela coordenação escolar e com a melhores resultado de freqüência escolar.

Ações na área da saúde. 
Implantar rede 100% informatizada na área de saúde.
Implantar gradativamente através de convênios com entidades públicas ou privadas o ensino Técnico profissionalizante em áreas como, por exemplo: Petróleo e Gás, Segurança do Trabalho, Técnico em Geologia, Técnico Ambiental e Técnico em Energia Renováveis, para os jovens que estejam concluindo o ensino médio; cursos que colocara estes jovens no mercado de Trabalho em empresas que atuam na região do Mato Grande; capacitando assim manteremos os nossos filhos da Terra próxima de seus Familiares e em nossa cidade.
Renovar e ampliar o número de veículos tipo Ambulâncias em nosso município.
Eficiência e dignidade na remoção e transporte de pacientes, especialmente aqueles que fazem hemodiálise, fisioterapia, quimioterapia e que residem nos distritos do município, por meio da Linha da Saúde e novas ambulâncias;
Implantação e instalação do Atendimento Central do consultório Odontológico do Programa Saúde Bucal. Assim aumentando a demanda de atendimentos e prestando um melhor serviço a população.
Cadastrar todos os pacientes de uso continuo de medicação controlada, para distribuição personalizada de medicamentos, para que os usuários não tenham interrupção em seu tratamento.
 
Incentivo ao Desenvolvimento Econômico.

Projeto de lei de incentivo e atração ao desenvolvimento econômico do município e geração de emprego e renda.
 
Esporte e Lazer.

Investimento para o incentivo e inclusão dos jovens e adultos na pratica do esporte, com aquisição de materiais e equipamentos esportivos.
Criar campeonatos regionais e municipais de futebol de campo, quadra, vôlei com premiação aos vencedores.
 
Estradas Rurais 

Readequação e reforma de todas as estradas rurais do município. O projeto será realizado num sistema de terceirização de prestação de serviço, Com isso, a Prefeitura vai melhorar de imediato as condições de transporte, facilitando o transporte escolar e o escoamento da produção.
 
Ações para a Agricultura

Prestar orientação técnica aos produtores rurais sobre o quê, quanto e onde plantar ou criar, visando aumentar a produtividade e lucratividade;
Criar canais de comercialização adequados aos produtores rurais;
 
Aperfeiçoar o projeto “Campo Fácil”;
Incentivar atividades de pesquisa e fomento à diversificação das culturas agrícolas e pecuárias, para reduzir a dependência da economia municipal a fatores sazonais adversos, incidentes sobre determinado produto;
Organizar patrulhas mecanizadas para prestação de serviços em parceria com os produtores nos cortes de terra para plantação.
 
Moradia digna para todas as Famílias.

Uma equipe de técnicos realiza o levantamento das carências habitacionais em cada região da cidade, como forma de desenvolver um mapa detalhado da deficiência habitacional de Jandaíra.
Trabalhar para a erradicação de casas de taipa, e sub-habitações de forma que nenhuma família Jandairense viva em condições sub-humanas tais como: barracos de lona preta, casa de taipa etc...
fonte: Jandaira news 

2 comentários:

  1. La vem ele denovo com planos de Governo,o pai dele tinha um plano infalível quando ganhou botou o plano em funcionamento,destruiu creche,derrubou casas e não construiu,fez doação da churrascaria sem consultar os vereadores,entregou os pontos comerciais do shoping a aliados politicos sem consultar também os vereadores.Quer mais ainda tem.!!!
    O povo de Jandaíra não é besta não Blogueiro.

    ResponderEliminar
  2. Não besta mesmo ñ amigo!!!Por isso é 22,22,22,22...Neles.Queremos melhoras para a nossa cidade!!A gestão atual ñ é perfeita ñ!! Tem muitOOOOOOOO a desejar!!!

    ResponderEliminar