Páginas

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

FOTOS: CAERN continua jogando fezes no Potengi


É um completo descaso a maneira como a água servida, que deveria ser tratada pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), é lançada no Rio Potengi. O BLOG do BG esteve domingo no Passo da Pátria e registrou em imagem esta agressão clara ao meio ambiente.
A água que desce pelo canal do Baldo, a menos de 500 metros da estação de tratamento, é tão fétida e preta que exclui a necessidade de qualquer teste químico para constatar que ela atinge uma alto grau de contaminação.
Como um afluente de podridão, a água imunda invade o Rio Potengi. Os moradores da região falam que foi sempre daquele jeito e não há melhora. E o problema é que, boa parte deles, pescam alí perto. A sobrevivência de muitos está mergulhada no esgoto.
Vejam as imagens:
"Água" desce da cidade nessa cor, o cheiro é horrível - Foto BG


Continua a bela vista - Foto BG
Lá vem ela chegando ao Potengi - Foto BG
Finalmente a podridão chega ao Potengi. Parabéns CAERN - Foto BG
Mas esta situação não vai ficar por isso mesmo. Pelo menos, é o que garante a promotora de Meio Ambiente, Gilka da Mata. De acordo com matéria veiculada hoje na Tribuna do Norte, a Caern vai passar a responder criminalmente pela poluição ambiental do estuário do Rio Potengi.
Essa  decisão, a primeira tomada por ela, para acionar a empresa na 9ª Vara Criminal da Comarca de Natal, deveu-se ao descumprimento de diversos prazos de sentenças em tramitação na Vara Cível referentes, por exemplo, à conclusão de obras como as de estações de tratamento de esgotos (ETEs). Natal tem apenas 33% de sua área saneada.
À reportagem, a promotora afirmou que a Caern é a maior fonte poluidora do rio Potengi – “não tem jeito dizer que não é”. Ainda segundo elatambém serão responsabilidados criminalmente os gestores da companhia, conforme estabelece o artigo 54 da lei que trata dos crimes ambientais.
fonte: Blog Do BG

Sem comentários:

Enviar um comentário