Páginas

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Em Jandaíra, o mosquito da dengue tá comendo no centro. A própria prefeitura está cevando os bichinhos.



Obra inacabada de uma creche.  Em vez de crianças brincando, mosquito nadando.






A obra do estádio de futebol, que também se arrasta, acumula água: um tanque cheio para o mosquito.




A Secretaria Estadual de Saúde (SESAP) divulgou os números da dengue no Rio Grande do Norte. De acordo com o boletim, o município de Jandaíra está incluído entre os municípios com ALTA TAXA de incidência da doença. Entre os municípios da Região do Mato Grande com população inferior a sete mil habitantes, Jandaíra é o que tem o maior número de casos suspeitos. Somente este ano, já foram 75 casos.

A Secretaria não divulgou os índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti, mas alertou para uma possível epidemia em todo o Estado. Quanto aos municípios com histórico de alta incidência, a Coordenadoria de Epidemiologia e Controle da doença reforçou que esses municípios devem intensificar o trabalho de combate ao mosquito por meio dos Agentes de Endemias.

Como Jandaíra, nos últimos anos, apresentou altas taxas de incidência do mosquito, inclusive com um óbito e alguns casos de dengue hemorrágica, a coordenadoria afirma que, nesses casos, as prefeituras devem permanecer atentas e com o alerta vermelho acionado. Segundo os especialistas, o mosquito transmissor do tipo hemorrágica permanece nas cidades e, em caso de nova proliferação, a epidemia pode ser ainda maior e com consequências mais graves.

Na Região do Mato Grande, Jandaíra é o município com o maior número de casos suspeitos, em 2012, perde apenas para João Câmara que tem uma população maior, mas na comparação com municípios do mesmo porte Jandaíra se destaca de forma negativa.

O risco de epidemia na cidade é creditado à falta de trabalho preventivo. O Programa de Controle de Endemias não funciona na cidade. De acordo com os moradores, há tempos não se vê os agentes de endemias fazendo as visitas domiciliares.

Como se não bastasse à falta de ação do poder público, os prédios da própria prefeitura estão cuidando de manter os criatórios do mosquito. Há quatro anos, a prefeitura iniciou a obra de uma creche, como a construção permanece inacabada, o tanque que servia para armazenar água para o trabalho dos operários foi deixando sem cobertura, do jeito que o mosquito gosta, cheio d´água.        

Na obra de um estádio de futebol, localizada na entrada da cidade, as margens da BR 406, a prefeitura, responsável pela construção, também mantém um tanque cheio d´água a céu aberto, uma evidência da falta de controle e trabalho preventivo.
Confira os dados enviados pela SESAP:

  
- Jandaíra - 75 casos suspeitos
- Parazinho - 35 casos suspeitos
- Pedra Preta - 9 casos suspeitos
- Galinhos - 15 casos suspeitos
- João Câmara - 813

Todos os municípios acima apresentam incidência alta da doença.

Atenciosamente, Ascom/Sesap


fonte: jandaíra News

Sem comentários:

Enviar um comentário