Páginas

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Educação - Professor Helcio Luiz esclarece matéria publicada pelo blog Jandaíra News sobre os resultados do IDEB 2011


Professor Helcio Luiz
O professor Helcio luiz esclarece matéria enganosa publicada pelo blog Jandaíra News na última quinta-feira dia 16 de agosto a respeito da divulgação das notas do IDEB 2011. Veja abaixo a matéria publicada pelo jornalista Wendell Câmara:

Educação de Jandaíra fica sem nota no IDEB 2011

Escola Municipal José Maria dos Santos é a maior do município e ficou sem nota
Fachada da Escola Prefeito José Assunção Costa
Falta manutenção. A pintura está deteriorada
Na rede municipal de educação de Jandaíra, o que já era horroroso ficou ainda pior. Os gestores do município conseguiram a proeza de fazer o sistema de educação ficar sem nota, nas séries finais do Ensino Fundamental, na avaliação do IDEB 2011.

A nota de 2007, ano da primeira avaliação, foi 2,9. Em 2009, 1,7 e em 2011, os resultados divulgados, no início desta semana pelo Ministério da Educação e Cultura, foram ainda mais decepcionantes. O número de alunos participantes da Prova Brasil foi considerado insuficiente para que o resultado fosse divulgado.

Apenas três escolas do município participaram do processo de avaliação. A Escola Municipal Pref. José Maria dos Santos foi a escola que participou com alunos das séries finais (8ª série / 9º ano).

O relatório divulgado por meio do portal do INEP, instituto responsável pela avaliação, no lugar de uma nota, apresenta um asterisco e a informação de que o número de alunos foi considerado insuficiente para a divulgação do resultado.

As outras duas escolas participaram da avaliação das séries iniciais (4ª série / 5º ano). A Escola Municipal Afra Barros ficou com nota 2,9 e a Escola Municipal Pref. José Assunção Costa com nota 3,7.

O IDEB é um indicador de qualidade educacional que avalia o sistema de educação de cada unidade. A avaliação combina informações de desempenho em exames padronizados, feitos pelos estudantes ao final das etapas de ensino, com informações sobre rendimento escolar. Com os dados, o MEC visualiza o perfil de ensino nas escolas, na rede municipal, estadual e federal.

O processo fornece informações importantes para definir a política de gestão do Ministério da Educação. Combinando os resultados do IDEB com outros indicadores, como o Censo Escolar, o ministério planeja a distribuição e a forma de aplicação dos recursos federais destinados à educação pública.


Agora confira a resposta do professor Helcio Luiz:

Segundo matéria publicada Blog Jandaíra News, os resultados do IDEB de nossas escolas são horrorosos. Acredito que além de um péssimo jornalista, é um leigo quanto a análise dos números. A verdade dos fatos é a seguinte:

O IDEB é um indicador de qualidade educacional que avalia o sistema de educação de cada unidade. A avaliação combina informações de desempenho em exames padronizados, feitos pelos estudantes ao final das etapas de ensino, com informações sobre rendimento escolar. Com os dados, o MEC visualiza o perfil de ensino nas escolas, na rede municipal, estadual e federal.

A prova Brasil é aplicada a cada 2 anos para alunos do Ensino Fundamental do 4ª Série /5º ano e 8ª Série /9º ano e começou a ser utilizada a partir de 2007. Nas séries iniciais do Ensino Fundamental 4ª Série /5º ano nota-se claramente que o índice, combinação de informações de desempenho em exames padronizados, feitos pelos estudantes ao final das etapas de ensino, com informações sobre rendimento escola evoluiu, sendo que no ano de 2011 já ultrapassamos a meta de 2013.

IDEB – Resultados e Metas
Escola Municipal José Assunção Costa
4ª Série /5º ano.

Ideb observados
Metas projetadas

2005
2007
2009
2011
2007
2009
2011
2013
2015

2,4
3,0
3,4
3,7
2,3
2,7
3,1
3,4
3,7

Quanto a Escola José Maria dos Santos, a realidade é que já herdamos desde muito tempo uma estrutura física escolar que não propicia o bom desempenho do ensino como um todo. Mesmo assim em 2007 atingimos a meta de 2009, em 2011 tivemos uma queda acentuada e 2011 tivemos um agravante, o número de alunos foi considerado insuficiente para a divulgação do resultado.

Nesse caso, a escola tinha 3 turmas de (9º ano 1 matutino, 1 vespertino e 1 noturno) No ano da aplicação da prova infelizmente a mesma foi aplicada no turno da noite, onde temos uma baixa frequência e altos índices de evasão, realidade de toda e qualquer escola do município e da região.

IDEB – Resultados e Metas
Escola Municipal José Maria dos Santos
8ª Série /9º ano.

Ideb observados
Metas projetadas

2005
2007
2009
2011
2007
2009
2011
2013
2015

2,7
2,9
1,7
*
2,7
2,8
3,1
3,5
3,9

A Escola Municipal Afra Barros participou pela primeira vez da avaliação ficando com nota 2,9. Portanto, considerando todas as dificuldades que encontramos nessa comunidade, não há motivos para nos decepcionar. O índice mostra que estamos no caminho da meta, pois estamos a 3 décimos da meta projetada para 2013.

Quando falo nós, me refiro aos gestores (secretários, diretores e coordenadores) junto a professores alunos e famílias que constituem toda a comunidade escolar pois todos somos responsáveis e corresponsáveis pelos resultados citados. Não é momento de apontar o culpado, aproveitando o momento político vivido no município, o melhor caminho é refletir, avaliar e planejar novas ações para alcançar e superar as metas projetadas.

IDEB – Resultados e Metas
Escola Municipal José Maria dos Santos
8ª Série /9º ano.

Ideb observados
Metas projetadas

2005
2007
2009
2011
2007
2009
2011
2013
2015




2,9



3,2
3,5

PARA REFLETIR

Se os resultados são horrorosos, imaginem se o índice existisse numa realidade vivida neste município não muito distante... Mais ou menos 2001-2004, a saber:

Escolas sucateadas: Motivo, falta de manutenção;
Alunos indo mais cedo para casa: Motivo, falta de merenda;
Péssimas condições de trabalho: Motivo, falta de material didático e de expediente;
Alunos da zona rural ficando na estrada: Motivo, falta de combustível;
Professores desestimulados na sala de aula: Motivo, salários defasados e atrasados;
Reunião com os professores: Só no Ministério Público;
Secretária: Não tinha, nomearam uma adjunta.

Diante do exposto peço aos nobres leitores deste blog que prestem bastante atenção nas palavras enganosas que estão tentando divulgar nesse período de campanha política na tentativa de ofuscar a imagem do atual prefeito e seu sucessor.

Por tanto o titulo da matéria “Educação de Jandaíra fica sem nota no IDEB 2011.” é irrelevante, desesperador, e com conteúdo remendado. Jandaíra tem nota do IDEB sim, é 3,6 maior que a meta projetada para 2013 de 3,5. Acesse www.ideb.inep.gov.br/resultado/ e verifique o resultado do município e por escola.

Para finalizar, quero ressaltar que se formos mais além, dentro de um contexto regional, não estamos muito aquém dos municípios da região Confira os índices de desenvolvimento do ensino básico das cidades do Mato Grande:

Parazinho: 4,5
Guamaré: 4,1
São Miguel do gostoso: 3,9
Galinhos: 3,9
Pedra Grande: 3,8
Taipu: 3,8
São Bento do Norte: 3,6
Jandaíra; 3,6
Maxaranguape: 3,4
Bento Fernandes: 3,3
Caiçara do Norte: 3,2
Poço Branco: 3,2
Pureza: 3,1
Jardim de Angicos: 3,0
Pedra Preta: 3,0
João Câmara: 3,0
Rio do Fogo: 2,8

Professor Helcio Luiz / Jandaíra em Foco

1 comentário:

  1. Parabéns Hélcio pelo esclarecimento..esse jornalista de meia tigela acha q vai iludir o povo tentando difamar o trabalho do atual prefeito FÁBIO q tem feito um ótimo trabalho na cidade..é só ele fazer um rápido análise na gestão do pai dele q ele vai sentir a diferença..o pior é cego é aquele q ver e naum qer enxergar..ah jandaíra

    ResponderEliminar