Páginas

sábado, 21 de julho de 2012

Prefessor da UFRN assume respnsabilidade pelo mutirão, em Jandaíra e confirma parceria com prefeitura


O professor Washington José de Souza e equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Norte enviou uma Carta Aberta ao Blog Jandaíra News explicando as ações referentes ao mutirão para coleta de lixo realizado em Arueira. Na carta, que o blog publica mais adiante, o professor e sua equipe, do Projeto Trilhas Potiguares, assume toda responsabilidade pelos faltos e afirma que a prefeitura de Jandaíra foi parceira institucional do evento.

Na última terça feira (17), o Blog Jandaíra News publicou uma denúncia, realizada por moradores do distrito, que questionavam a forma como um mutirão para coleta de lixo, nas ruas do distrito, foi realizado. Os moradores responsabilizaram a prefeitura. O Blog Jandaíra News foi apenas o porta voz da sociedade dando voz aos cidadãos, que pareciam estar insatisfeitos com a ação.

Na oportunidade, conversei com duas pessoas por meio telefônico e chequei a informação com mais um terceiro morador do distrito que também confirmou os fatos. A pedido dos moradores, fiz uso do direito constitucional do sigilo da fonte.

Sobre a responsabilidade atribuída à prefeitura, o professor e sua equipe têm que entender que para eles (os moradores) tudo que acontece no município, a responsabilidade é da prefeitura. Além do mais, o próprio professor confirma, na carta, que a prefeitura foi parceira do evento. Havia também um trator e pelo menos um funcionário da prefeitura envolvido, muito embora, esse funcionário estivesse participando apenas como cidadão, segundo as explicações dele.

Sobre uma foto, pulicada pelo Blog Jandaíra News, em que uma criança aparece com uma das mãos dentro de um saco de lixo e outra fora sem luva. O professor garantiu que a criança estava utilizando luva na mão com a qual deposita o lixo no saco.

Conheço o trabalho do Projeto Trilhas Potiguares, já trabalhei na cobertura dessas ações quando fui estagiário da Oficina de Tecnologia Educacional da UFRN (OTE), fui aluno de comunicação social e especialização em gestão pública pela instituição e sou conhecedor da seriedade e competência dos seus profissionais da instituição, portanto, não tenho porque duvidar das explicações constantes na carta.

  Washington José garante que a criança, de blusa rosa e short jeans, calçava luva na mão com a qual deposita lixo no saco.



 Segue a carta:

À população do município de Jandaíra e Distritos, o coordenador do Programa Trilhas Potiguares da cidade acima citada, Professor Washington José de Souza, esclarece os propósitos da nossa equipe por meio desta carta aberta.

Fundado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, há quinze anos, o Programa Trilhas Potiguares tem o objetivo de estender à sociedade os conhecimentos adquiridos enquanto estudantes universitários. Como tais, temos obrigação e dever moral de replicar nossos aprendizados construídos graças ao investimento feito pela população através de impostos. Sendo assim, são formadas equipes multidisciplinares compostas por estudantes a fim de articular ações voltadas a atender demandas previamente estabelecidas pela população local.

 Em relação à atividade ocorrida na terça-feira, 17 de julho, pela manhã, na comunidade de Aroeira, venho esclarecer, em nome da equipe do Programa Trilhas Potiguares da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no município de Jandaíra, que: A ação foi planejada pela equipe de Meio Ambiente, formada por estudantes dos cursos de Ecologia, Biologia e Geografia, e desenvolvida com a comunidade de Aroeira como estratégia de mobilização e sensibilização para a problemática da geração do lixo;

O momento contou com a participação da Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel, que disponibilizou o horário para o desenvolvimento da atividade, entendendo que ela se trata de uma ação extracurricular, onde o aprendizado não se restringe a teoria vista em sala e se amplia à prática. Além disso, foram tomados todos os cuidados com a higiene necessária para promover a tarefa. Sendo assim, o exercício dessa atividade se encaixa em uma formação socioeducativa assegurada e garantida pela nossa constituição, propondo a segurança do indivíduo jovem e sua formação enquanto cidadão.

A Prefeitura Municipal de Jandaíra, na qualidade de receptora do referido Programa, não tem qualquer responsabilidade em relação ao conteúdo que foi pensado e planejado e vem sendo executado pela equipe da UFRN, pois, atua tão somente como parceira institucional, garantindo alimentação e estadia para os acadêmicos envolvidos e disponibilizando pessoal técnico para a mobilização e articulação dos participantes no município – o que é o caso do Sr. Reginaldo Vitorino ,da comunidade de Aroeira, citado em seu Blog nominalmente. A responsabilidade por todas as ações do Programa Trilhas Potiguares, no município de Jandaíra, é do Prof. Washington José de Souza, coordenador da equipe da UFRN, que assina a presenta nota, subscrita por 27 alunos da UFRN.


Prof. Dr. Washington José de Souza e Equipe Trilhas Potiguares Jandaíra/2012



FONTE: JANDAÍRA NEWS

Sem comentários:

Enviar um comentário