Páginas

sábado, 12 de maio de 2012

Surto de doença desconhecida causa duas mortes em presídio de MG


A Secretaria da Saúde de Minas Gerais informou na noite desta sexta-feira a ocorrência de duas mortes em um presídio em Ipatinga por “surto de doença aguda de causa indeterminada”.
“Até o momento temos a informação de 12 casos da referida doença, com registro de dois óbitos”, diz nota da secretaria, que relata como sintomas da doença febre, vômito, pressão baixa e prostração.
As vítimas do Ceresp (Centro de Remanejamento do Sistema Prisional) de Ipatinga, no Vale do Aço, são oito mulheres, todas presas, e dois agentes penitenciários (um homem e uma mulher).
“Os dois óbitos foram de detentas que conviviam na mesma cela”, diz a nota, acrescentando que as outras dez pessoas com sintomas da doença estão hospitalizadas.
Segundo a secretaria, a primeira morte ocorreu na terça-feira (8). Após apresentar os sintomas, a pessoa morreu em 24 horas. A segunda foi nesta sexta-feira. A vítima começou a apresentar os sintomas na quarta-feira (9).
A nota não informa o número de presos no Ceresp de Ipatinga. Diz apenas que o surto se restringe a uma cela.
As visitas aos presos estão suspensas até que seja identificada a doença. Amostras estão sendo enviadas para exames e os presos estão recebendo medicação com antibiótico para meningite e medicamentos para síndrome gripal aguda.
A secretaria também determinou “isolamento respiratório da área do presídio para todos os casos sintomáticos nos hospitais da região”. No presídio haverá quarentena.
“Inicialmente, o surto está restrito a apenas uma cela, mas as medidas são necessárias para evitar aumento do número de casos e expansão para os outros setores da instituição”, diz a nota.
A secretaria orientou parentes e outras pessoas que tiveram contatos com os doentes a procurarem atendimento médico imediatamente, se apresentarem os sintomas da doença.
Fonte: Folha

Sem comentários:

Enviar um comentário