Páginas

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A primeira vaia ninguém nunca esquece


 

Wilson Dias/ABr
A presidenta Dilma Rousseff participa da abertura da 15ª Marcha dos Prefeitos a Brasília.

Apesar de aprovada por mais de 70% da população brasileira, a presidenta Dilma Rousseff não está imune de vaias neste Brasil do futebol e do carnaval.

Ontem (15), se eu não estou enganado, a presidenta foi vaiada pela primeira vez em evento público desde que colocou a faixa presidencial recebida das mãos do antecessor Luís Inácio Lula da Silva. E a primeira vaia, como aquele velho sutiã da propaganda, ninguém nunca esquece.

Pois é. Dilma Rousseff foi vaiada por um grupo de participantes da 15ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios organizada pela barulhenta Confederação Nacional dos Municípios.

Capitaneada pelo gaúcho Paulo Ziulkoski, idealizador das marchas de prefeitos a Brasília, a CNM sempre armou o palco para presidentes (FHC, Lula e agora Dilma), ministros, governadores e parlamentares ao longo da última década. E sempre foi prestigiada. 

Ninguém sabe se a confederação continuará com prestígio de agora em diante depois da vaia na presidenta, porque é pouco provável que Dilma aceite qualquer convite dos prefeitos tão cedo.

A pauta da confederação dos municípios é abrangente e o principal ponto de tensão com o governo federal é a repartição do bolo tributário. A União sempre fica com a parte do leão, apontam os prefeitos.

E foi justamente na cobrança por royalties do petróleo que os prefeitos irritaram a presidenta Dilma Rousseff.  Antes de encerrar abruptamente o discurso que proferia na marcha em Brasília, ela disse aos prefeitos o seguinte: "não acreditem que vocês conseguirão resolver a distribuição de hoje para trás. Lutem pela distribuição de hoje para a frente". Dilma foi vaiada, mas foi aplaudida também.

São os ossos do ofício. Mesmo em situação confortável no que se refere à popularidade, a presidenta Dilma Rousseff está sujeita a se deparar com plateias hostis. Isso já ocorreu no passado, acontece hoje e assim será. O mundo não vai acabar por conta da vaia que Dilma levou. Até o Lula, tão popular quanto ela, já levou vaia e segue em alta popularidade.

Por falar na presidenta Dilma Rousseff, uma notícia que interessa aos norte-rio-grandenses: a Presidência da República avalia dados para confirmar nova visita da presidenta Dilma Rousseff ao Rio Grande do Norte. Segundo informações da deputada Fátima Bezerra (PT), a viagem presidencial deverá acontecer no final deste mês ou na primeira quinzena de junho.

Dilma Rousseff pretende entregar as novas etapas do habitacional Minha Casa, Minha Vida em Parnamirim, onde o programa tem beneficiado bom número de famílias.

Por sugestão das deputadas Fátima Bezerra e Sandra Rosado (PSB), o Planalto estuda a viabilidade de uma visita da presidenta Dilma Rousseff ao Porto Ilha de Areia Branca, onde o governo federal investiu R$ 200 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

A última visita da presidenta Dilma Rousseff ao RN ocorreu no final de novembro de 2011, quando foi assinado o contrato do novo Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

fonte: blog do Diógenes 

Sem comentários:

Enviar um comentário