Páginas

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Operadoras pedem impugnação do leilão da tecnologia 4G na Anatel


A TIM Celular, a Vivo, a Oi e a Claro entraram na quarta-feira (9) com pedido de impugnação do leilão da tecnologia 4G na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
De acordo com a assessoria de imprensa da TIM, que confirmou a informação, os detalhes sobre o pedido só serão revelados após divulgação da agência. Até o momento, a Anatel não se pronunciou sobre o caso.
De acordo com fontes do setor, o pedido das operadoras não foi feito para paralisar ou prejudicar o andamento do leilão. O objetivo seria sanar algumas dúvidas sobre o processo, como a cobrança de repasses da receita bruta do serviço para a União.

Na semana passada, os Estados Unidos e a União Europeia questionaram as regras do leilão do Brasil na OMC (Organização Mundial do Comércio).
De acordo com informações do Itamaraty, que não divulgou o conteúdo das questões ou das respostas enviadas pelo Brasil, o documento apresentava perguntas "normais nos procedimentos da OMC e fazem referência à licitação de serviços de telefonia móvel de banda larga, as quais serão devidamente respondidas naquele foro".
Os serviços 4G (de quarta geração) abrangem transmissão de voz e banda larga móvel, que pode ser acessada por smartphones e modems móveis (plaquinhas), por exemplo.
No mês passado, quando o presidente da Anatel, João Resende, anunciou o preço mínimo total dos seis lotes da faixa de frequência de 2,5 GHz, que será destinada para os serviços de tecnologia 4G, somando R$ 3,8 bilhões, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que o leilão resultaria em uma "disputa de tapas" entre as operadoras, para arrematar os lotes de frequência.

FONTE: FOLHA.COM

Sem comentários:

Enviar um comentário