Páginas

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Namoro termina depois de jovem ser marcado em foto no Facebook


É possível saber que foi marcado antes de a foto ir para o perfil; veja dicas. 
G1 publica reportagens sobre etiqueta na rede social.

Laura BrentanoDo G1, em São Paulo
Comente agora
A marcação no Facebook ultrapassou as fotos e chegou às atualizações de status, comentários e “check-ins”. Segundo a rede social com o maior número de adeptos do Brasil, marcar pessoas em publicações permite que outros amigos saibam com quem e onde o usuário está. Mas isso também pode levar a situações constrangedoras.
Fernanda Berwian, de 24 anos, terminou o relacionamento depois que o ex-namorado foi marcado em uma foto de festa (Foto: Arquivo pessoal)Fernanda, de 24 anos, terminou o relacionamento
depois que o ex-namorado foi marcado em uma
foto de festa (Foto: Arquivo pessoal)
Fernanda Berwian, de 24 anos, de Porto Alegre, terminou um relacionamento porque o Facebook “entregou” uma mentira contada pelo ex-namorado. “Há um ano, fui dar uma fuxicada no Facebook dele e vi que um amigo o marcou com outras pessoas, inclusive mulheres, no seguinte comentário: ‘a noite de domingo mais louca da minha vida’”. Segundo Fernanda, o ex-namorado não sabia que tinha sido marcado, e ela acabou vendo a publicação antes dele. Depois de muita briga, Fernanda o perdoou.
Porém, outra situação envolvendo o Facebook levou ao fim do relacionamento. Eles namoraram à distância durante um ano quando Fernanda morava em Balneário Camboriú (SC). “Nesse tempo, aconteceram muitas situações de um amigo marcá-lo em algum comentário”, conta. “Mas a última, que terminou com o nosso namoro, foi a que me encorajou a tomar a decisão.” 
De certa forma, sou até grata
por existirem marcações no Facebook, porque ele estaria mentindo sem eu saber de nada"
Fernanda Berwian, de 24 anos
Ela conta que em uma sexta-feira à noite, o namorado ligou dizendo que ia dormir, pois tinha aula no outro dia. Mas, no sábado, Fernanda estava navegando no Facebook e viu que um amigo dele havia postado várias fotos de uma festa na piscina. Ela ligou para o namorado para perguntar se ele tinha ido à festa. “Ele me jurou de pé junto que não. Cinco minutos depois, o amigo o marcou em uma foto geral da festa. Foi a gota d’água”, lembra. "De certa forma, sou até grata por existirem marcações no Facebook, porque ele estaria mentindo até hoje sem eu saber de nada."
Conselhos de Felipe
Felipe Neto, autor do videolog "Não faz sentido!" e que comenta sobre etiqueta no Facebook, acha que a marcação "é a pior coisa que existe" na rede. "Sempre vão postar as piores fotos suas e vão marcar você... Então, é sempre importante que você não faça m****. Se fizer, azar o seu", diz. Assista ao lado ao vídeo com os comentários de Felipe.
Sem marcação
Marcar um amigo em uma foto no Facebook permite que a imagem fique visível para o público selecionado mais os amigos da pessoa marcada. Para que uma foto constrangedora ou uma publicação não apareça no perfil, o usuário pode ser avisado toda vez que um amigo o marcar em uma publicação. Assim, o Facebook vai avisá-lo antes que a foto marcada seja publicada no seu perfil. Veja abaixo como acionar essa ferramenta, com as dicas do colunista do G1 Ronaldo Prass.
“O primeiro passo é você gerenciar a sua privacidade dentro daquilo que você acredita que esteja alinhado com o seu perfil”, explica Rafael Lamardo, professor de Tecnologia da Informação da ESPM. “Hoje, o Facebook é muito importante para a construção da reputação da pessoa. Ter um Facebook decente é o ponto zero de qualquer um na sociedade moderna.”
FONTE: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário