Páginas

terça-feira, 8 de maio de 2012

Mossoró está entre as que mais matam mulheres no Brasil


Mossoró é a cidade do Rio Grande do Norte na qual mais se matam mulheres, de acordo com o Mapa da Violência 2012 – Homicídios de Mulheres no Brasil, divulgado nesta segunda-feira (8) pelo Instituto Sangari. A cidade é a 55ª entre todos os municípios do País, e aparece com mais que o dobro da média nacional, com taxa de 10,4 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Veja aqui o estudo completo

Também ficou acima da média nacional a maior cidade do Estado. Natal apresentou taxa de 6,3, sendo a 11ª entre as capitais. O índice do Brasil é de 4,4. O País é o sétimo entre as 84 nações medidas no ranking, tendo ficado à frente de territórios como Iraque e África de Sul, conhecidas pela predominante repressão feminina. O Rio Grande do Norte ficou em 20º lugar entre os Estados, e abaixo da média do Brasil, com 3,8. Os dados são referentes a 2010.

As armas de fogo continuam sendo o principal instrumento dos homicídios, tanto femininos quanto masculinos, só que em proporção diversa. Nos masculinos, representam quase 3/4 dos incidentes, enquanto nos femininos pouco mais da metade. Já outros meios além das armas, que exigem contato direto, como utilização de objetos cortantes, penetrantes, contundentes, sufocação etc., são mais expressivos quando se trata de violência contra a mulher.

Se fosse uma capital, Mossoró seria a quarta mais violenta do Brasil. Com uma taxa elevada, a cidade só perde, considerando as capitais, para Porto Velho (12,4), Rio Branco (11,9), Manaus (11,5) e Belém, com taxa igual à de Mossoró, (10,4). Em 2010, segundo o levantamento, foram assassinadas 14 mulheres na cidade.

Natal ficou à frente de capitais historicamente violentas. Ultrapassou Recife (6,1) e Salvador (5,6). A megalópole do Brasil também ficou na rabeira da lista. Rio de Janeiro (5,2) e São Paulo (4,8) aparecem, respectivamente, em 19º e 20º lugares.

Matam-se mais mulheres no Brasil entre as faixas de 15 a 39 anos.

FONTE: NOMINUTO.COM
 

Sem comentários:

Enviar um comentário