Páginas

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Mesmo com vários cortes, BB e Caixa não têm menores juros, diz BC


No crédito pessoal, Caixa e BB estão com 13ª e 32ª melhores taxas, de 91.
Para aquisição de bens, Caixa tem a 31ª melhor taxa, de um total de 38.

Da Reuters
7 comentários
Mesmo com a série de cortes agressivos de juros anunciados desde o mês passado, os estatais Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal não têm as menores taxas do mercado, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (9) pelo Banco Central.
A autoridade monetária apresentou uma tabela com taxas médias praticadas no mercado por instituições financeiras em quatro linhas para pessoas físicas (cheque especial, CDC, compra de veículos e compra de bens) e cinco para empresas (desconto de duplicatas, capital de giro prefixado, conta garantida, compra de bens e capital de giro flutuante).
O período da pesquisa foi de 19 a 25 de abril, após o início da primeira rodada de redução de juros da Caixa e do BB, em meio aos esforços do governo para tentar forçar a queda dos spreads, a diferença entre o preço que os bancos pagam para captar recursos e o que cobram de clientes.
 Numa das linhas divulgadas pelo BC, a de conta garantida, o BB aparece como dono da 30ª melhor taxa, num ranking com 38 instituições.
No cheque especial para pessoas físicas, a melhor taxa mensal colhida pelo BC foi a do Banco Prosper, de 2,11% ao mês. A pior, do 31º, foi a do Santander Brasil, em 10,34% ao mês.
A melhor taxa do crédito pessoal, segundo o BC, foi do Banco BVA, com 0,73% ao mês. Caixa e BB apareceram com a 13ª e 32ª melhores taxas, respectivamente, de um total de 91 instituições consultadas, nesse caso.
Bancos de montadoras ofereceram as cinco melhores taxas para financiar a compra de veículos, à frente do BB. Nessa linha, a Caixa teve a 23ª taxa mais atrativa, atrás de Itaú UnibancoBradesco e Santander Brasil.
A Caixa ofereceu apenas a 31ª melhor taxa, de um total de 38, para aquisição de bens.
Ambos os bancos públicos têm sustentado que as taxas menores que têm oferecido são dirigidas a clientes com os quais têm maior relacionamento. Em várias das linhas, os juros mais baixos exigem como contrapartida que os clientes tenham conta corrente no banco. O argumento é que esse modelo permite ao banco manter maior controle sobre a inadimplência.


fonte: G1
RANKING DOS JUROS
Taxa média das operações ponderada pelo volume de crédito concedido
CHEQUE ESPECIALCRÉDITO PESSOAL
BANCO% AO MÊSBANCO% AO MÊS
Banco Prosper S A2,11Banco BVAS A0,73
Banco Cruzeiro do Sul S A2,27Banco Société Générale Brasil0,86
Banco Alfa S A2,58Banco Mercedez-Benz S.A.1,12
Banco Bonsucesso S.A.3,10Banco TricuryS A1,21
Bancoob3,25Banco Sofisa1,22
Banco FatorS A3,60Banco Alfa S A1,54
Banco Industrial e Comercial S A4,15Banco Fidis1,76
Caixa Ecômica Federal4,34BRB - CFI S/A1,80
Banco Indusval S A4,36Banco Topázio S.A.1,93
Banco Daycoval S.A5,45Banco Rodobens1,95
Fonte: Banco Central do Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário