Páginas

domingo, 13 de maio de 2012

Maternidade na rede


Amor compartilhado na rede
Cada vez mais mães usam Twitter, Facebook e blogs para dividir as peripécias e conquistas de seus maiores tesouros: os filhos



Bia Pires, 30 anos, grávida de sete meses: postagens no Facebook. Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press
Ser mãe é compartilhar emoções, curtir uma traquinagem, e até tuitar um momento. Qual é a mãe que não gosta de falar das peripécias dos seus filhos? Na era das redes sociais isso não precisa acontecer apenas em uma roda de amigas ou na casa da avó ou de uma tia. O primeiro sorriso, a tão esperada fala, os passinhos desajeitados, as traquinagens dos primeiros anos, tudo pode estar na rede com apenas um clique. Extravasar o amor pelas crias na rede virtual, desde antes do nascimento, é uma tendência cada vez mais disseminada entre as mamães.

Até mesmo antes do filho nascer, a maternidade já pode ser compartilhada nas redes sociais. "Eu sempre posto no Facebook como eu estou me sentindo com a gravidez, o que está acontecendo. Porque cada dia é uma nova descoberta e é muito bom ter essa ferramenta para trocar experiência e compartilhar essa fase com as minhas amigas", disse a empresária Ana Beatriz Pires, 30 anos, grávida de sete meses do primeiro filho.

Compartilhar esses momentos nas redes sociais pode ser um meio para aproximar amigos e familiares que não têm como estar presentes em uma fase tão especial. A empresária Ana Beatriz conta que uma grande amiga que mora na Irlanda pôde vivenciar todas as emoções da sua gravidez através das redes sociais. "Sempre que eu posto alguma coisa ela comenta, vibra muito. Ela lamenta não estar aqui nessa fase tão especial, e eu também, mas as redes sociais ajudam a amenizar a saudade e são uma forma dela estar compartilhando, vivenciando esse momento junto comigo", comenta. "Eu também tenho parentes em Brasília e no Rio de Janeiro e recentemente eu fiz o chá de bebê e postei fotos, aí todo mundo comentou. Essa interação é muito legal", disse.

Como toda grávida de primeira viagem, Ana Beatriz passou por um turbilhão de emoções nos últimos meses. Dúvidas, alegrias, angústias, tudo ao mesmo tempo agora. E nesta hora as redes sociais também contribuíram. "Essa é a minha primeira gravidez e através do Facebook e do Twitter eu troquei muitas informações com amigas que já são mães, que me contavam das suas experiências, me davam dicas, é muito bom ter esse meio para se comunicar. Com certeza as redes sociais vieram para somar, tanto no quesito de informação, quanto para aproximar as pessoas".

Diminuindo distâncias

O pequeno Luca, de 3 anos e meio, já está familiarizado com o computador. Seu pai, Thiago Moreira, 25 anos, mora em João Pessoa e ele em Natal. É através das redes sociais que os dois matam as saudades. A mãe de Luca, Rhayana Falcão, 24, conta que, apesar da distância, o pai de Luca sempre foi muito presente. "A gente se fala com muita frequência pelo computador, ele vê o Luca, conversa com ele, é uma forma dele acompanhar o crescimento do filho", diz Rhayana. Ela, que sempre foi adepta das redes sociais, conta que ainda mantém a conta no Orkut por causa das fotos da gravidez e agora cada sorriso, cada nova descoberta de Luca, é postada no Facebook. "Minha vida é ele, tudo o que eu faço é com ele, e é bom poder compartilhar esses momentos com os amigos". 

Uma história protagonizada por Luca e contada no Facebook recentemente gerou muitos comentários. Rhayana conta que na Páscoa a família estava toda reunida na casa de praia e Luca ganhou um ovo de chocolate. Como ele é a única criança da família, foi o único a ser presenteado. Ansioso como a maioria das crianças, ele abriu o ovo de páscoa na mesma hora. "Foi quando todo mundo começou a pedir um pedaço. 'Me dá um pedaço, me dá um pedaço'. E ele começou a se desesperar porque estava todo mundo pedindo, aí ele amassou uma banda do ovo todinho e foi colocando de uma vez na boca. Na hora foi muito engraçado e eu acabei postando isso no face. Muita gente comentou se divertindo com a situação. Poder compartilhar isso é muito bom porque a gente não consegue estar sempre junto de todos os amigos, mas com as redes sociais a gente pode compartilhar esses momentos com quem a gente quiser, estando perto ou longe". 

FONTE: DIÁRIO DE NATAL

Sem comentários:

Enviar um comentário