Páginas

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Manaus: Rio Negro atinge maior nível da história


Karina Cardoso
Enviada Especial da Rádio Nacional da Amazônia

Manaus - O Rio Negro alcançou hoje (16) o maior nível já registrado na história: 29,79 metros (m). A medição está 2 centímetros acima da verificada na cheia de 2009, até então considerada a mais intensa.
Ao todo, 49 dos 62 municípios do Amazonas estão em situação de emergência. Pelo menos 75 mil famílias já foram atingidas pelas inundações em todo o estado.
“A situação é catastrófica. Quando chove é esse corre-corre danado. É um vexame, todo mundo se apavorando. Para meu maior inimigo eu não desejo [passar por isso]”, diz Maria das Graças, moradora do bairro São Jorge, na periferia de Manaus.
Segundo dados da prefeitura, mais de 18 mil pessoas foram atingidas em 11 bairros da capital amazonense: São Raimundo, Presidente Vargas (Matinha e Bariti), Glória, São Geraldo, São Jorge, Aparecida, Educandos, Betânia, Raiz, Morro da Liberdade e centro.
“Cada vez que chove aumenta a água. E não é normal, apesar de morarmos em uma área que alaga. Mas a gente não esperava que fosse ficar desse jeito ”, disse Lorraine Gabriele, moradora do Bariri.
As águas chegam aos bairros por meio dos córregos e igarapés, espalhados por Manaus. Junto com a água, há muito lixo e esgoto, o que prejudica principalmente as crianças, que reclamam de dor de cabeça, vômito e diarreia.
A prefeitura e a Defesa Civil têm promovido ações como a retirada de lixo dos igarapés, a construção de passarelas e a distribuição de água potável e cestas básicas.
Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a situação pode ainda piorar, já que a estimativa é que o nível do Rio Negro ultrapasse os 30 metros.
Edição: Juliana Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário