Páginas

domingo, 13 de maio de 2012

Maldonado supera Alonso na Espanha e é o primeiro venezuelano a vencer na F-1


O venezuelano Pastor Maldonado fez história no Grande Prêmio da Espanha. Após fazer a pole position, o piloto da Williams superou duelo contra Fernando Alonso e tornou-se o primeiro piloto de seu país a vencer na Fórmula 1. O espanhol ficou na segunda colocação e o finlandês Kimi Raikkonen completou o pódio. O brasileiro Felipe Massa foi o 15º, enquanto Bruno Senna abandonou após acidente com Michael Schumacher.

GP da Espanha de Fórmula 1

Foto 8 de 23 - Romain Grosjean dirige sua Lotus no GP da Espanha de Fórmula 1 AFP PHOTO / LLUIS GENE
O triunfo veio completar a festa da Williams, que viveu um fim de semana especial pelo aniversário de 70 anos do proprietário da escuderia, Frank Williams. A equipe volta a vencer um GP após longo jejum. A última vitória havia sido conquistada em 2005, com o colombiano Juan Pablo Montoya no Brasil.
O resultado deste domingo confirma o grande equilíbrio desta temporada da Fórmula 1, que ainda não viu o mesmo piloto vencer dois GPs. Maldonado foi o quinto vencedor diferente de 2012, o que não ocorria desde 1983.
Sebastian Vettel e Fernando Alonso dividem a liderança do Mundial de pilotos com 61 pontos, seguidos por Lewis Hamilton com 53. Entre os construtores, a Red Bull aparece em primeiro com 109 pontos. A McLaren tem 98 e a Lotus ficou com 84.
Alonso fez a festa da torcida espanhola na largada, quando passou Maldonado e assumiu a primeira colocação. O venezuelano tentou o troco, mas acabou a primeira volta na segunda colocação. Kimi Raikkonen, Nico Rosberg e Romain Grosjean completaram os cinco primeiros.

 CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DA ESPANHA

1- Pastor Maldonado (Williams)1h39min09s145
2- Fernando Alonso (Ferrari)a 3s195
3- Kimi Raikkonen (Lotus)a 3s884
4- Romain Grosjean (Lotus)a 14s799
15- Felipe Massa (Ferrari)a 1 volta
Bruno Senna (Williams)Abandonou
Massa teve uma boa largada, passou cinco carros na volta inicial e pulou para a 11ª posição. Já Bruno Senna, que chegou a ultrapassar dois oponentes, perdeu as colocações adquiridas e caiu novamente para a 17ª colocação.

Mark Webber abriu as paradas programadas para trocas de pneus na sétima volta, seguido de seu companheiro Sebastian Vettel. A primeira vez que Maldonado assumiu a ponta ocorreu na 11ª volta, quando Alonso foi para os boxes. O espanhol, porém, voltaria à liderança após todos os pilotos realizarem seus pit stops.

Senna viu sua corrida acabar na 13ª volta, quando teve sua traseira acertada por Michael Schumacher. O alemão reclamou de uma mudança de traçado do brasileiro na freada e xingou o piloto da Williams pelo rádio.

OPINIÃO DE FÁBIO SEIXAS

"Maldonado, vitória histórica" Leia mais

Longe da briga pelas primeiras posições, Massa e Vettel tiveram sua corrida prejudicada ao levarem uma punição dos comissários de prova por acelerarem excessivamente em trecho com bandeira amarela. O brasileiro cumpriu sua pena na 29ª volta.

O bom rendimento de Maldonado fez com que o venezuelano voltasse à frente de Alonso na segunda parada para troca de pneus. Em ritmo melhor após as paradas, o piloto da Williams abriu distância para o espanhol e, mesmo após o terceiro pit stop de ambos,  o panorama da corrida não foi alterado.
FONTE: UOL ESPORTE

Sem comentários:

Enviar um comentário